Aferição de temperatura em estabelecimentos comerciais do DF não é mais obrigatória

Da Redação
Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (8), a aferição de temperatura está dispensada para frequentadores de diversos estabelecimentos no Distrito Federal. O Decreto nº 42.525, sobre a obrigatoriedade da aferição, foi revogado pelo vice-governador Paco Britto. A medida foi publicada no Diário Oficial do DF e já está em vigor. Pessoas com temperatura corporal acima dos 37,8ºC poderão circular no ambiente, sem ter a entrada barrada. A autorização vale para estabelecimentos comerciais, templos religiosos, eventos de competição esportiva, cívicos, corporativos e gastronômicos, shows, feiras e exposições culturais.

Além dos eventos e celebrações religiosas, o decreto prevê que, no comércio, a medição da temperatura deixa de ser obrigatória para empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço. Para consumidores, a medida permanece.

Nas unidades de ensino, como faculdades e escolas, a aferição de temperatura também continua obrigatória. Bares e restaurantes também precisam manter o procedimento.

A medição da temperatura deixa de ser obrigatória em:
– Cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião;
– Competições esportivas profissionais e amadoras;
– Eventos cívicos, corporativos e gastronômicos;
– Feiras e exposições culturais;
– Shows, festivais e afins;
– Estabelecimentos comerciais para funcionários, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço.

Na semana passada, o uso de máscaras faciais deixaram de ser obrigatórias em ambientes abertos no DF, e as aulas presenciais em escolas públicas foram retomadas com 100% da capacidade das turmas. Os estabelecimentos comerciais também já podem funcionar no horário permitido em alvará, sem restrições.

A flexibilização das regras para contenção da covid-19 ocorre no momento em que o DF registra a taxa de transmissão de 0,76, índice que indica a tendência de desaceleração da epidemia. Há uma semana, registrava 0,73. Quando esse valor é igual ou maior que 1, a tendência é de aumento do contágio.

Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, divulgado na sexta-feira (5), a capital federal já registrou 10.911 mortes por covid-19 e 515.639 casos confirmados, em 97,5% desses casos os pacientes foram recuperados.

Fonte: Agência Brasil