CAIXA Cultural recebe exposição do português Alexandre Farto

Foto: Divulgação

Destaque internacional quando o tema é intervenção em espaços urbanos, o artista plástico português Alexandre Farto exibe suas obras na CAIXA Cultural Brasília, de 13 de janeiro a 3 de março. Na mostra, intitulada de “Incisão”, o artista exibe suas técnicas preferidas (corte, subtração e descasque da superfície), para criar um plano de contraste como ponto de partida para explorar a noção de construção e reconstrução. A entrada é gratuita.

Além das obras, Alexandre Farto – mais conhecido como VHILS, também assina a concepção e curadoria da mostra composta por portas antigas; sendo 13 delas cravadas à mão e outras quatro coletivamente entre Farto e índios da Aldeia Araçaí, no Paraná; um grande painel composto de 18 fotos (45×30) formando uma tela em backlight; vídeos de ações artísticas e do processo de execução da sua técnica; e além de textos. O projeto foi iniciado em fevereiro de 2014, quando de sua realização na CAIXA Cultural Curitiba. Na oportunidade, o artista foi à Aldeia Araçaí onde realizou oficina que gerou a instalação e também a uma intervenção artística na farmácia da Aldeia. No mesmo ano, a mostra seguiu para a CAIXA Cultural Recife.

Considerada brutal e complexa, sua poesia visual exprime uma reflexão sobre os temas da identidade, interação entre comunidades humanas e sobrevivência no caos do mundo contemporâneo. Um olhar particular que nasce das influências que ele vivenciou, na infância, em meio às transformações decorrentes do intenso desenvolvimento urbano ocorridas em Portugal nas décadas de 1980 e 1990.

Predominam na mostra elementos em madeira resgatados do meio urbano para projetar uma cidade simbólica, com várias camadas e diversos planos de leitura, habitada por personagens da realidade urbana. Incisão partilha com o espectador um olhar cúmplice e preciso de questões recorrentes e transversais ao trabalho de Alexandre Farto, num claro gesto de valorização poética da identidade individual em face às complexidades que determinam a condição humana na contemporaneidade.

Alexandre Farto cresceu próximo do Seixal, na margem sul do Tejo, e iniciou-se no grafite por volta dos 13 anos, uma ferramenta poderosa que lhe permitia aliar uma atividade plena de risco e adrenalina à expressão estética e interação com o meio urbano. Em 2007, mudou-se para Londres para estudar na Central Saint Martins College of Art and Design. É hoje um importante nome da street art mundial, tendo se apresentado ao lado de nomes como Banksy.

Dica:
Exposição: Incisão, do artista plástico VHILS
Abertura: 12 de janeiro, às 18h, com a presença do artista
Visitação: de 13 de janeiro a 3 de março. Sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício Anexo da Matriz)
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: Livre