Quem disse que exposição não é lugar para bebês? Crianças de 0 a 3 anos, acompanhados de suas famílias ganham atenção especial do CCBB Educativo, com visitas guiadas criadas especialmente para receber os pequenos visitantes. Nos dias 29 e 30 de outubro, às 9 horas, serão realizadas as primeiras Visitas Mediadas para Bebês, que depois seguem na grade de programação regular. Durante o percurso, os educadores estimulam a sensibilização estética e poética das crianças em ambiente que acolhe tanto os pequenos quanto os adultos responsáveis. A atividade recebe até dez bebês por vez que irão mergulhar no universo da exposição Movimento Armorial 50 anos, recém inaugurada no Centro Cultural Branco do Brasil Brasília.
“O público é específico e demanda abordagens diferentes como ritmo mais lento durante os passeios pelas galerias, tom de voz mais suave e estímulos sensoriais próprios”, destaca Camila Pires, Coordenadora do CCBB Educativo Brasília. “Sempre tivemos como meta atender essa faixa etária, que está despertado para o mundo e agora conseguimos concretizar com as visitas e também atividades artísticas direcionadas à primeira infância”, completa.
Também com foco no público de 0 a 3 anos, o projeto Pequeníssimas Mãos dialoga com a exposição Movimento Armorial 50 anos, movimento de arte e cultura popular brasileira com foco, sobretudo, na cultura nordestina. Leitura de Cordel, a partir de ilustrações, música e dança são os elementos do Movimento Armorial que pautam a descoberta de novos sons, ritmos e experiências sensoriais nos bebês.
Voltado para crianças de 3 a 6 anos, o projeto Pequenas Mãos propõe um passeio pela exposição de Ziraldo Interativo, também em cartaz no CCBB Brasília, e em seguida participar de atividade pedagógica que possibilita que as crianças explorem o universo artístico do autor com suas narrativas e ilustrações, descobrindo o mundo das cores, formas e a interposição desses elementos por meio de uma mesa de luz.
Já o programa Livro Vivo, voltado para toda a primeira infância (0 a 6 anos), dialoga com as duas exposições em cartaz no CCBB: Ziraldo Interativo e Armorial 50 anos. A contação das histórias de Ziraldo é realizada no pavilhão de vidro, onde foi criado um grande espaço de leitura infantil. E na sala do Programa Educativo, há um espaço temático do Movimento Armorial com livros selecionados para todas as idades. Local onde acontece também a Hora do Conto, destinado a crianças de todas as idades, incluindo a primeira infância. Espaço que educadores e músicos contam histórias da cultura popular brasileira.
O CCBB Educativo possui atividades regulares, com horário pré-estabelecido, além dessas voltadas para a primeira infância. Há visitas mediadas, presenciais e virtuais, e programação para crianças, adultos, universitários e pessoas com deficiências. Algumas atividades devem ser agendadas e estão sujeitas a lotação.
Programação:
Visitas Mediadas para Bebês
Lançamento: 29 e 30 de outubro, às 9h
Capacidade: 10 bebês (Até 30 pessoas)
Acesso: Gratuito, mediante retirada de ingresso
Classificação indicativa: Livre
PEQUENÍSSIMAS MÃOS
Data: sábados e domingo, às 10h
Local: Sala do Educativo
Acesso: Evento gratuito, mediante retirada de ingresso
Classificação indicativa: Livre
Data: sábados e domingo, às 13h
Local: Sala do Educativo
Acesso: Evento gratuito
Classificação indicativa: Livre
LIVRO VIVO
Data: sábados e domingo, às 14h e 17h
Local: Pavilhão de Vidro (a partir de 12 de outubro)
Acesso: Evento gratuito, mediante retirada de ingresso
Classificação indicativa: Livre
HORA DO CONTO
Data: sábados e domingo, às 11h e 15h
Local: Sala do Programa Educativo
Acesso: Evento gratuito
Classificação indicativa: Livre
Dica:
Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/
Classificação Indicativa: Livre