Da Redação
Foto: Divulgação
A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 7 a 10 de agosto, o Cerrado Jazz Festival 2025. A 6ª edição do festival, que celebra os 10 anos da 1ª edição, contará com diversos artistas nacionais e internacionais, além de diversas outras atividades. Sobem ao palco Dom Salvador, Egberto Gismonti, Chico César & Fabiana Cozza, João Bosco, Vanessa Moreno & Michael Pipoquinha, Black Rio, Rosa Passos, entre outros. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do estacionamento da CAIXA Cultural.
A abertura do festival acontece na quinta-feira (07), às 15h, no Teatro da Caixa Cultural, com a Gafieira Cerrado Jazz. A banda resgata a alegria dos bailes e o balanço das big bands brasileiras. O evento contará com audiodescrição e transporte gratuito para o público cego.
Na sexta-feira (08), as atividades serão realizadas na área externa da CAIXA Cultural. A programação de shows começa às 19h30, com a apresentação da Choro Popular Orquestra. Além do cortejo da Jazz Band Quartet, o pianista Dom Salvador sobe ao palco às 21h. Referência no samba-jazz e pioneiro da música instrumental brasileira, o artista será celebrado em diversas ações do festival, incluindo também a exibição de um documentário sobre sua trajetória. Para fechar a noite, às 23h, o encontro inédito de Chico César e Fabiana Cozza.
No sábado (09), o festival segue com múltiplas atividades. Às 16h, o documentário sobre Dom Salvador será exibido no Teatro da Caixa Cultural, enquanto o Cerradinho Jazz ocupa o estacionamento com atrações para crianças e famílias. À noite, a programação principal retorna para a área externa da Caixa Cultural, começando às 19h30 com apresentação do brasiliense Tucanuçu. Às 21h, sobem ao palco João Bosco, Vanessa Moreno e Michael Pipoquinha, em encontro inédito. A partir das 23h, a lendária Black Rio encerra a noite.
No domingo (10), o Cerradinho Jazz inicia às 16h e, a partir das 18h, uma sequência de grandes apresentações fecha a edição com chave de ouro: Egberto Gismonti e o violinista Daniel Murray (18h), Rosa Passos (19h30), diva também homenageada do festival, e o animado Baile Cerrado Jazz com a Cerrado Gafieira Session, às 22h, após novo cortejo da Jazz Band Quartet.
O Cerrado Jazz Festival é uma produção da Beco da Coruja. Durante todos os dias, o público poderá também aproveitar uma feira de gastronomia e economia criativa, reunindo empreendedores locais e experiências que ampliam o diálogo entre arte, cultura e cotidiano. A novidade desta edição é o Cerradinho Jazz, com atividades voltadas ao público infantil. Estão previstas, ainda, exibição de filmes, rodas musicais e oficinas.
Programação infantil:
Durante o fim de semana do festival, o Cerradinho Jazz oferece uma programação lúdica e interativa para o público infantil, com espetáculos, oficinas e atividades circenses.
No Teatro da CAIXA Cultural Brasília, a peça “Os Irmãos Sukulonsky”, da premiada Cia CircomVida, mistura palhaçaria, malabares, música e interação com o público, com sessões sábado, às 17h, e domingo, às 16h. Em cena, dois irmãos – filhos de uma linhagem tradicional de circo – conduzem o público por uma viagem poética entre o circo clássico e o contemporâneo. Um espetáculo cômico, ágil e emocionante, ideal para toda a família.
A programação infantil inclui ainda a “Oficina circense – Zona Circo Kids” na frente do micro-ônibus cultural (Estacionamento da CAIXA Cultural Brasília), no sábado, às 18h, e no domingo, às 17h. Nela, a garotada vai aprender sobre diversos estilos de malabares e desfrutarem de um espaço de acolhimento no estilo “zona livre”, onde elas podem brincar com liberdade e criatividade. Todas as ações têm acesso gratuito, por ordem de chegada e sujeitas à lotação.
Confira os detalhes da programação no site da CAIXA Cultural.
Dica:
Cerrado Jazz Festival
De 7 a 10 de agosto
Local: estacionamento da CAIXA Cultural Brasília
Entrada gratuita
Não é necessária a retirada de ingressos. Sujeito à lotação.
Instagram: @cerradojazzfestival @caixaculturalbrasilia