Chef Marco Espinoza leva o premiado Taypá à Arábia Saudita

Da Redação
Foto: Divulgação

De Brasília para o mundo. O chef Marco Espinoza levou a excelência do consagrado Taypá para a Arábia Saudita. Na capital Riade, ele comanda festival gastronômico com cardápio do premiado restaurante de Brasília até sábado, 22 de novembro. Também ministrou esta semana um curso de capacitação da gastronomia peruana para chefs renomados, entre os quais integrantes da equipe de gastronomia da realeza daquele país.

Ao lado do seu braço direito nas operações gastronômicas em Brasília, Carlitos Apolinário, Espinoza apresenta em jantar no Hotel Intercontinental, dias 20, 21 e 22 de novembro, um festival com cardápio do Taypá. As reservas estão esgotadas.

Marco Espinoza está em Riade a convite do ex-Embaixador do Peru no Brasil e atualmente à frente da representação peruana na Arábia Saudita, Ricardo Silva Santisteban.

Sobre o Taypá

Uma expressão peruana que significa fartura, dá nome ao premiado endereço gastronômico em Brasília. Inaugurado em 2010, o restaurante com cardápio de sabor marcante inspirado na cozinha novoandina foi reconhecido já no ano seguinte pelo Governo do Peru como “Melhor Peruano no Brasil”. Entre outros prêmios foi escolhido em 2013, um dos cinco peruanos imperdíveis no mundo, de acordo com o jornal peruano Diario El Comercio.

Localizado na Comercial da QI 17, no Lago Sul, o Taypá reúne grandes nomes da gastronomia local e internacional como os irmãos Ivone e Antônio Carvalho, do Gran Bier, e o chef peruano Marco Espinoza, responsável pelo criativo e elogiado menu da casa, renovado a cada seis meses.

Marco Espinoza é um dos expoentes da nova gastronomia no Brasil ao fundir a cozinha contemporânea com elementos, produtos e temperos tipicamente peruanos com novas técnicas. Dessa alquimia surgem pratos de sabor intenso, marcante e de muita personalidade. Insumos usados na preparação dos pratos, a exemplo de milho, quinoa, rocoto – pimenta vermelha – e lúcuma, por exemplo, importados do Peru são a base da criatividade e originalidade de Espinoza à preparação dos pratos, alguns com ingredientes tipicamente brasileiros.

A fusão gastronômica do Taypá está presente também no projeto do restaurante. Seus 260 metros quadrados têm inspiração peruana com toques de sofisticação e contemporaneidade. São 110 lugares, divididos na parte interna – com espaço privativo para reuniões de trabalho e comemorações – e externa.

Prêmios

Em 2017, 2014 e 2013, o Taypá foi considerado o melhor restaurante da capital do País pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” que elegeu, também em 2014, o chef Marco Espinoza como o número um da cidade. Em 2013 e 2014, o Taypá conquistou o prêmio principal nas categorias Melhor Restaurante e Cozinha do Mundo pela revista Encontro Gastrô, que o premiou também em 2015 e 2016 como o melhor na categoria Cozinha do Mundo. Foi apontado em 2013 como um dos cinco melhores peruanos espalhados pelo mundo, segundo o jornal peruano Diario el Comercio ao lado dos restaurantes Lima London (em Londres), Chicha (Hong Kong), Picca (Los Angeles) e Tanta Barcelona).  Em 2011, foi reconhecido como o “Melhor Peruano no Brasil” pelo Governo do Peru e pela “Comer & Beber” da Veja Brasília, o melhor em duas categorias: Cozinha Contemporânea e Restaurante Revelação.  Em 2014, a casa foi eleita a 4ª melhor do Brasil e a 8ª da América do Sul, segundo as avaliações do site TripAdvisor. Em 2017, 2016 e 2015, foi um dos finalistas ao Prêmio Melhores do Ano, promovido pela publicação Prazeres da Mesa, na categoria “Restaurante do Ano – Região Centro-Oeste”. Em 2016 recebeu o selo Top Choice, concebido pelo site chinês Lián. Foi eleito, também, o 25º Melhor Restaurante Sofisticado da América do Sul, de acordo com o site TripAdvisor. Em 2019 e em 2022 ganhou como “Cozinha do Mundo” pela premiação Encontro Gastrô.

Sobre Marco Espinoza

O chef Marco Espinoza é referência quando se fala em gastronomia do país andino. Nascido em Lima, Peru, Espinoza mudou-se para Buenos Aires aos 19 anos, quando começou a trabalhar com sua mãe na embaixada peruana na Argentina. Logo após sua formação pelo I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia) tornou-se chef executivo da representação peruana na capital portenha, de onde saiu para comandar o então renomado Bardot, restaurante peruano famoso pelas paredes pink e lustres luxuosos localizado em Palermo, um dos bairros mais valorizados da capital argentina. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se em Brasília para fundar o Taypá.

Em 2013 fincou território no Rio de Janeiro para estar à frente do Lima Cocina Peruana (que em 2015 foi reconhecido pelo Guia Michelin Brasil com o mérito Bib Gourmand). Na capital fluminense, o chef comanda também o Cantón, marca gastronômica que levou para Brasília, São Paulo e Buenos Aires, na Argentina, cidade onde começou a sua trajetória como chef.

Kinjo Nikkei, em Brasília e Rio de Janeiro, e Chaco, na capital fluminense, são outras marcas gastronômicas com assinatura de Espinoza, que é reconhecido internacionalmente.  O Taypá foi eleito o ‘Melhor Restaurante Peruano no Brasil’ pelo governo do Peru, que concedeu a ele medalha pelo seu talento e excelente trabalho realizado no restaurante.

Foi eleito chef do ano pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” em 2014 e pelo guia gastronômico Brasília Show Gastronomia 2016/2017. Também foi convidado para comandar a cozinha da Casa do Peru, nas Olimpíadas Rio 2016.

Dica:
Taypá
QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210 – Fashion Park – Lago Sul
Tel: 3248.0403 / 3364.0403
Instagram: @taypadelperu