Considerado o elixir da vida, saiba quais os benefícios do chá de romã

Da Redação
Foto: Divulgação

A romã é uma fruta versátil podendo ser consumida em sobremesas, sucos, tortas, bolos, saladas, normalmente a polpa da fruta é utilizada nas receitas. Porém, a casca também pode ser aproveitada, principalmente para fazer o chá de romã, visto que concentra mais propriedades antioxidantes, sendo mais vantajoso preparar a infusão com ela. O chá de casca de romã, uma fruta pouco calórica típica do Mediterrâneo, possui inúmeras propriedades medicinais para uma boa saúde. Conheça os principais benefícios desta bebida e aprenda 3 receitas para preparar o chá desta super fruta.

– Ação anti-inflamatória

A indicação mais frequente do chá de romã é para pessoas que estão com dor de garganta devido ao quadro de gripe ou resfriado e desejam aliviar o sintoma.

A romã ajuda nesse aspecto, porque é fonte de vitamina C, um ótimo nutriente para fortalecer a imunidade, além disso possui substâncias que interferem no processo inflamatório, causando a diminuição dele e, por consequência, beneficiando a cura do indivíduo.

– Manutenção da pele

Uma pele mais saudável e iluminada pode ser alcançada através do chá de romã, em função dos compostos que protegem as células da derme do processo oxidativo.

Sendo assim, a bebida colabora para a melhora de manchas, cicatrizes e outros danos causados por agentes externos como os raios solares, auxiliando também na prevenção dos sinais de envelhecimento precoce.

– Fortalecimento do sistema imunológico

O potencial antioxidante e os nutrientes zinco, magnésio e vitamina C do chá de romã ajudam a manter a imunidade alta e,assim, evitar doenças bacterianas e virais.

Além disso, por conter ferro, a romã colabora para a prevenção da anemia (condição em que há queda na produção de hemoglobinas), que provoca sintomas como cansaço excessivo, falta de apetite e palidez.

– Previne problemas no coração

O chá beneficia também o coração, de modo que ajuda a reduzir a pressão arterial, prevenindo problemas como doenças cardiovasculares. Ainda, por ser rico em tanino, ajuda a combater a ação de radicais livres, assim, combatendo o envelhecimento precoce.

Além disso, é possível obter resultados na diminuição de acnes da pele em virtude da ação antisséptica (que reduz a presença de microrganismos na superfície da derme) e adstringente (que diminui a oleosidade excessiva) da romã.

– Diminuição de problemas odontológicos

Por ser rico em substâncias como flavonoides, antocianinas, ácidos fenólicos e taninos com o chá de romã, é possível diminuir a ocorrência de gengivites e periodontites, que são prejudiciais para a saúde bucal.

Isso porque esses componentes são úteis no controle da manifestação de microrganismos que levam a inflamações na região da gengiva.

Como fazer o chá de romã?

Embora seja possível adquirir em supermercados sachês prontos de chá de romã para preparar a infusão, é mais indicado fazer de maneira caseira, seja comprando a fruta e reservando as cascas para isso ou comprando-as em lojas de produtos naturais. Diariamente é bom consumir até 3 xícaras da bebida.

1. Chá de romã (feito com as sementes)
Ingredientes
Sementes de romã
1 xícara de água fervente

Modo de preparo
Com a romã ainda fechada, bater nela com a parte de trás de uma colher para ajudar a soltar as sementes;
Abrir a romã e separar suas sementes;
Triturar bem as sementes, preferencialmente com mixer ou processador;
Armazenar em pote fechado em lugar seco e fresco.
Quando for fazer o chá, colocar 1 colher (chá) das sementes trituradas em uma xícara;
Acrescentar 1 xícara de água fervente sobre as sementes e tampar a xícara com um pires;
Esperar cerca de 15 minutos e, depois, consumir o chá.

2. Chá de casca de romã
Ingredientes
2 colheres (sopa) da casca da romã
500 ml de água

Modo de preparo
Ferva a água já com as cascas de romã dentro;
Quando começar a borbulhar, deixe por mais 5 minutos no fogo;
Desligue o fogo e tampe, deixando por mais 5 minutos;
Depois coe e sirva.

3. Chá de casca de romã e orégano
Ingredientes
2 colheres (sopa) de casca de romã;
1 colher (sopa) de orégano seco;
300 ml de água.

Modo de preparo
Coloque a casca da romã em uma panela junto com a água e leve ao fogo para ferver;
Quando começar a borbulhar, deixe por mais 5 minutos fervendo;
Desligue o fogo e transfira o chá para uma xícara já com o orégano;
Tampe a xícara com um pires e deixe até esfriar;
Depois coe e beba.

Muito importante: Contraindicações do chá de romã

Mesmo sendo o chá de romã um ótimo aliado para a saúde, promovendo diversos benefícios, é necessário alguns cuidados em relação ao excesso. Isso porque a presença de alcalóides (substâncias estimulantes que podem causar dependência física e psíquica) na bebida pode ter efeitos negativos em alta quantidade no organismo. Por isso, é recomendado que pessoas saudáveis usufruam de 2 a 3 xícaras por dia.

Outra ressalva é para gestantes, lactantes, crianças, assim como pacientes com histórico de cardiopatias, insuficiência renal e úlceras gastroduodenais. Essas pessoas devem evitar consumir o chá de romã devido também aos alcalóides que compõem a bebida.