#DICADOGIBA: Livro de Antonio Obá é lançado em Brasília

Por Gilberto Evangelista
Foto: Divulgação

Com textos das curadoras Diana Campbell e Diane Lima, o livro Antonio Obá reúne pinturas, objetos e performances criados pelo artista que vive e trabalha em Brasília. A arte de Obá investiga as contradições na construção do Brasil, refletindo sobre a ideia de uma identidade nacional a partir do tensionamento da memória racial, histórica e política do país. Perturbando arquétipos e padrões impostos pela sociedade, suas obras tiram o corpo negro de um lugar de vergonha e exploração para, em suas próprias palavras, “recuperar, reconfigurar e narrar imagens que podem resgatar a dignidade de um corpo que foi historicamente negado, marginalizado, comercializado, distorcido e apagado.”

Lançado pela editora Cobogó, com textos de Diana Campbell e Diane Lima, o livro Antônio Obá reúne pinturas, objetos e performances criados pelo artista que vive e trabalha em Brasília e que já conquistou o mundo com seu talento. Em Brasília, um bate-papo com o artista aconteceu na última terça-feira, na Livraria Travessa do Shopping Casapark, com grande número de convidados, que saíram com seus exemplares autografados pelo artista.

O reconhecimento se deve porque a arte de Obá investiga as contradições na construção do Brasil, refletindo sobre a ideia de uma identidade nacional a partir do tensionamento da memória racial, histórica e política do país. Perturbando arquétipos e padrões impostos pela sociedade, suas obras tiram o corpo negro de um lugar de vergonha e exploração para, em suas próprias palavras, “recuperar, reconfigurar e narrar imagens que podem resgatar a dignidade de um corpo que foi historicamente negado, marginalizado, comercializado, distorcido e apagado.”

Como bem descreve a curadora americana Diana Campbell na edição, Antonio Obá é sucesso porque vem “subvertendo e manipulando a história como forma de transcender e transfigurar a partir da dor do passado”, desse modo ele atrai “nosso desejo coletivo por um futuro mais igual, amoroso e justo”. O poder artístico de sua obra vem da construção da “narrativa de um corpo negro que transcende o sofrimento e retorna às suas origens nobres munido de todas as lições adquiridas ao longo de gerações de sacrifícios e lutas dos movimentos de solidariedade”.

Quem quiser adquirir a obra, desse artista, filho de uma dona de casa e de um entregador de gás que, até pouco tempo atrás dava aula de artes-plásticas, mas que há 20 anos vem construindo uma bela carreira que hoje coloca seus quadros na casa dos milhões de reais, deixo três opções: o site da Editora Cobogó, o da Livraria Travessa, bem como do Casapark. É só pesquisar e arrematar essa belíssima obra de arte.

Dica:
A arte de Obá

Ficha Técnica
Autoras Diana Campbell e Diane Lima
Tradutora Adriana Francisco
Projeto gráfico Elif Tanman
Idioma Português / Inglês
Número de páginas 220
ISBN 978-65-5691-074-1
Formato 22 x 25 cm
Encadernação Brochura
Ano de publicação 2022

Publicidade