Foto: Divulgação (Coliseu, em Roma)
De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal, que teve sua primeira reunião com a companhia aérea italiana ITA Airways, o Aeroporto Internacional de Brasília poderá operar voos diretos para Roma, na Itália, a partir de 2026.
Segundo informou a pasta, o chefe de assuntos internacionais da ITA, Giorgio Garbeglio, disse que “Brasília já está inserida no plano de expansão da ITA para 2026”. Porém, é importante ressaltar que não há confirmação oficial da companhia aérea de que a operação vá, de fato, sair do papel.
De acordo com a secretaria, esta foi a segunda reunião do ano com a ITA Airways. Cabe destacar que negociações assim acontecem com frequência entre autoridades governamentais e companhias aéreas. Muitas iniciativas acabam naufragando ainda na etapa de conversas, mas ficamos na expectativa para que a capital federal ganhe um novo destino internacional!
Caso o voo decole mesmo, não será a primeira vez que uma companhia aérea da Europa que não seja a portuguesa TAP tenta estabelecer operações em Brasília em tempos recentes.
A Air France teve voos entre Brasília e Paris de abril de 2014 a setembro de 2016. Quando saiu, a companhia aérea culpou a queda de demanda na rota, causada pela desaceleração econômica do Brasil – outras empresas deixaram o país no mesmo período.
Desde então, nenhuma outra empresa europeia explorou a capital federal. A exceção, como já dissemos, é a TAP, que tem cinco voos semanais e voa sozinha de Brasília para a Europa.
Atualmente, o Aeroporto de Brasília tem voos internacionais para Lima, Santiago, Buenos Aires, Bogotá, Cancún, Cidade do Panamá, Miami, Orlando e Lisboa.