Exposição no DF Plaza relaciona céu de Brasília a observações de Leonardo Da Vinci

315

Da Redação
Foto: Divulgação

Até o dia 17 de março, no DF Plaza Shopping, acontece a exposição fotográfica “Os Ideais do Renascimento – Homenagem aos 500 anos do legado de Leonardo Da Vinci”. A exposição reúne 29 fotografias do céu de Brasília e de paisagens e cenas da capital federal, capturadas pelas lentes do astrofotógrafo brasiliense Leonardo Caldas, relacionando cada situação a um estudo, observação ou a um trecho de obras de Leonardo da Vinci. A entrada é gratuita.

Leonardo da Vinci realizou observações e descreveu muitos fenômenos físicos e astrológicos ao longo de suas décadas de estudo sobre o planeta, a astrologia, o corpo humano e as leis da física. Grande parte desse estudo foi pioneiro e reverenciado por cientistas e observadores leigos ao redor do mundo, relacionando o que escreveu Da Vinci com o que é possível observar com os materiais atuais.

Esse traçado entre o estudo secular de Leonardo Da Vinci e o que é acompanhado e estudado ainda hoje por cientistas e leigos guiou Leonardo Caldas, educador físico em formação, mas fotógrafo dos céus “por paixão”. Nos registros, eclipses, imagens do céu da capital, cenas de aurora e crepúsculo, registros da Lua e de cenas da cidade ao longo das horas da noite, incluindo uma revoada de pássaros com um eclipse solar ao fundo, foto escolhida como Astronomy Picture of the Day pela NASA.

Com um acervo de mais de 10 mil imagens adquirido ao longo de uma década, o morador de Águas Claras selecionou aquelas que pudessem ilustrar as obras em virtude dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci.

“A astronomia é um interesse desde criança e sempre tive um telescópio para observação visual dos astros. Com a chegada da era digital comecei a investir em equipamentos fotográficos para poder registrar aquilo que só observava visualmente e surgiu a Astrofotografia na minha vida a quase 10 anos”, explica.  Hoje tenho uma página no Facebook e instagram onde público meus trabalhos sempre mostrando os astros principalmente no Distrito Federal.

Dica:
Os Ideais do Renascimento – Homenagem aos 500 anos do legado de Leonardo Da Vinci
Até 17 de março. De segunda a sábado, das 10h às 22h; Domingo, das 14 h às 22h
Local: DF Plaza Shopping (Rua Copaíba, – Águas Claras)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Livre para todos os públicos
Mais informações: 3451-5750 / http://www.dfplaza.com.br/