Da Redação
Foto: Divulgação
“A dança tem diversos sentidos e significados podendo ser praticada como forma de expressão artística, expressão humana, expressão de sentimentos e expressão da sociedade, como forma de aquisição de conhecimentos, de práticas de lazer, de prazer, como libertação da imaginação, desenvolvimento da criatividade, de desenvolvimento da comunicação e como veículo de socialização”. Assim definiu Débora Barreto, em seu livro Dança: ensino, sentidos e possibilidades na escola.
A partir desta reflexão o bailarino e coreógrafo Bruno Alves, o dançarino Daniel William, a Flyer Companhia de Dança, em parceria com o Centro Cultural Sesi – Teatro Yara Amaral, enxergaram que era a hora de fortalecer o setor e proporcionar uma oportunidade para os grupos, institutos, escolas e dançarinos independente para exporem seus trabalhos após um longo período de inatividade competitiva por conta da pandemia. Eis que surgiu o Festival Brasília em Dança.
O evento acontece entre os dias 29 e 30 de abril, e 1 de maio, em Taguatinga, no Teatro Yara Amaral, tendo como objetivo conectar bailarinos, professores, mestres, jurados, coreógrafos, diretores e todos envolvidos com a arte de dançar por meio de um festival que vai possibilitar a troca de conhecimento e aprendizados.
Serão mais de 15 horas de atividades, entre competições de danças com 198 apresentações, de 335 bailarinos inscritos individualmente/integrantes dos 34 grupos concorrentes de três federações: Brasília, Goiás e Minas Gerais. Fóruns e workshops também vão ser realizados ao longo dos três dias de festival. Para a avaliação dos grupos, nove jurados de quatro estados foram convidados.
“O Brasília em Dança nasceu com foco para fomentar e aquecer o cenário artístico da capital, visto que hoje não temos mais festivais competitivos de danças. Queremos proporcionar aos grupos culturais, escolas e instituto maiores oportunidades de apresentarem seus trabalhos, é importante destacar que esse será o primeiro grande festival/concurso de dança após a flexibilização das medidas contra o Covid e avanço da vacinação”, explica Bruno Alves, organizador do festival.
Programação
Na sexta-feira (29), o primeiro dia do Festival Brasília em Dança será dedicado exclusivamente para os dançarinos e grupos inscritos, onde vão participar de fórum com os jurados para um bate-papo interativo e apresentação do evento.
Já no sábado (30) e domingo (1 de maio), o festival será aberto ao público, que vão poder acompanhar as apresentações competitivas de Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Estilo livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares, nas categorias solo, duo, trio e conjunto. Durante os dois dias, workshops de jazz, balé clássico, dança contemporânea e danças urbanas, também serão realizados.
Nos respectivos dias o evento começa a partir das 14h, e os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ticketfacil.com.br ou pelo celular (61) 9 8157-4416 (WhatsApp), com valores a partir de R$ 20 (meia-entrada mediante a doação de 1kg de alimento).
Dica:
Festival Brasília em Dança
Dias 29 e 30 de abril, e 1 de maio – sexta, sábado e domingo
Local: Teatro Sesi Yara Amaral (QI 12 – Taguatinga Norte)
Ingressos: www.ticketfacil.com.br ou pelo celular (61) 9 8157-4416 (WhatsApp), com valores a partir de R$ 20 (meia-entrada mediante a doação de 1kg de alimento).
Instagram: @brasiliaemdanca