Filmes da América Latina e Caribe ganham mostra on-line

Da Redação
Foto: Divulgação

A 3ª Mostra de Cinema Latino-americano e Caribenho, com apresentação gratuita de doze filmes da região, começa nesta quarta-feira, 1º de julho, e se estende até a próxima segunda-feira (6). O evento on-line, no Youtube, é promovido pelo Grupo de Chefes de Missão da América Latina e o Caribe (Grulac), um de cinco grupos regionais das Organizações das Nações Unidas (ONU) no continente, e tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). A iniciativa faz parte das comemorações dos 60 anos de Brasília e ocorre em bases virtuais em razão da pandemia do coronavírus.

A documentarista e jornalista especializada em cinema Flávia Guerra considera que a mostra “é muito interessante e vem bem a calhar, principalmente pelo acesso gratuito pela rede. Vou entrar e assistir, tem muita coisa lá que não conheço”, afirma.

Ela lembra que o cinema da América Latina e do Caribe é um dos mais diversificados do mundo, reflexo da riqueza de culturas que os países abrigam, com presença nos principais festivais, não apenas como centros de produção, mas também de locação.

Guerra entende que o Brasil vê pouco da produção do continente de que faz parte e que a seleção de filmes traz uma rica amostragem de narrativas sobre quem somos para além de nossas fronteiras nacionais. Lembra que esses países hoje investem cada vez mais no “soft power da indústria cultural, que se estende muito além dos settings de filmagens”.

“Louvo o esforço do Grulac em não deixar morrer a Mostra, da mesma forma que estamos agindo aqui em Brasília ao manter o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Nosso cinema está num momento muito bom, de reconhecimento internacional, e será pela cultura, com movimentos de identidade cultural como esses, que iremos superar as dificuldades nos próximos anos”, disse o titular da Secec, Bartolomeu Rodrigues.

A 3ª Mostra faz parte dos projetos de diplomacia do Grulac e objetiva dar visibilidade e promoção a valores e características das sociedades e povos dos países membros, além de divulgar o trabalho de cineastas latino-americanos e caribenhos. A programação traz conteúdo variado entre dramas, ficção e documentários, com legendas em português (ver programação, fichas técnicas e sinopses ao final).

Este ano, a seleção conta com filmes de Barbados, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago e Uruguai. A Guatemala abre a Mostra com o documentário “Serpente Emplumada”. O Grulac é composto de 33 países da América Central e do Sul, além de algumas ilhas das Índias Ocidentais. Representa 17% de todos os membros da ONU.

Dica:
3ª Mostra de Cinema Latino-americano e caribenho, on-line
De 1º a 6 de julho
Para assistir,  inscreva-se no Canal no YouTube do Grulac Brasil: https://bit.ly/YouTubeGrulacBrasil
Todos os filmes serão disponibilizados conforme a programação abaixo. Alguns ficarão até o final de Mostra (o que será informado); outros apenas no dia e hora da exibição agendada.

Programação:

01/07 – Quarta-feira
19:00 – Cerimônia de Abertura (vídeo de boas-vindas)
19:15 – “Serpente Emplumada” – Guatemala

02/07 – Quinta-feira
19:00 “Mauchos” – Chile
20:00 “Colours, os rostos sem nome” – República Dominicana

03/07 – Sexta-feira
18:30 “Com meu Coração no Yambo” – Equador
20:50 “Café Salvador” – El Salvador
21:05 “Doyenne” – Costa Rica

04/07 – Sábado
19:00 “Fire in Babylon” – Países do Caricom – Barbados/ Guiana/ Haiti/ Jamaica/ Suriname/ Trinidad e Tobago
20:30 “Uma Noite sem Lua” – Uruguai

05/07 – Domingo
19:00 “Cantando a missa com Chabuca” – Peru
20:25 “The Black Creoles” – Nicarágua

06/07 – Segunda-feira
19:00 “Inocência” – Cuba
21:05 “O Mundo aos Seus Pés” – México