Jardim Urbano apresenta esculturas inéditas de Omar Franco

Da Redação
Foto: Divulgação

Dez esculturas em aço do artista plástico Omar Franco estão expostas no Jardim Urbano do Conjunto Nacional. O novo espaço multiuso de convivência do shopping tem a proposta de integrar o ar puro e o sol com cultura e gastronomia. As obras podem ser vistas até o dia 19 de junho, no horário de funcionamento do shopping.

Depois de 25 anos, Omar Franco volta a expor no Conjunto Nacional, apresentando dez esculturas de aço corten cromado e polido. “As peças foram feitas de chapas de aço amassadas como se fossem papéis finos. Essa série nasceu do meu recolhimento, no meu confinamento, isolado pela pandemia no ateliê que fica num sítio próximo a Brasília. É a primeira vez que essas esculturas saem de casa. Certamente estão bastante felizes por estarem livres num shopping bacana da cidade”, disse o artista.

As esculturas que fazem parte da exposição foram criadas entre 2019 e 2021 e foram selecionadas pelo artista de forma a estabelecer um diálogo e unidade entre si. Para ele, a democratização do acesso, em local central e com visitação gratuita é o ponto alto da mostra. “Faço e vivo exclusivamente do meu trabalho de arte há quase cinquenta anos. O bacana de expor no Conjunto Nacional é o fácil acesso das pessoas às obras. É mais descolado dos protocolos impostos por galerias e museus, onde apenas uma parcela da população mais privilegiada tem acesso. Aqui no shopping também as pessoas podem ver de perto uma série recente, um pouco mais intimista, diferente das esculturas minhas espalhadas pela cidade”, explicou.

O artista – Omar Moreira Franco é mineiro de Santa Rita de Caldas. Desde criança demonstrava interesse pelo desenho. Mudou-se com a família para o Distrito Federal em 1969, fixando residência na cidade de Taguatinga, onde vive até hoje. Em 1982, começou a cursar Artes Plásticas na Universidade de Brasília e em 1990, começou a restringir sua produção de pinturas e passou a frequentar os cursos de soldas oferecidos pelo SENAI, criando condições de materializar as esculturas que até então, só a sua imaginação conhecia. Estudou metalurgia, processos de corte, solda, dobra, calandra, fundição e tudo que pudesse ser agregado ao trabalho que produz até hoje.

Com quase 30 anos de carreira, Omar Franco possui obras espalhadas por mais de 20 países. Seu nome consta em vários dicionários de arte brasileira, documentários e filmes. Criou troféus para grandes prêmios nacionais e suas esculturas já fazem parte no cenário urbano de Brasília. Podem ser encontradas no Setor Comercial Norte e Sul, Setor Bancário Norte, Avenida W3 Norte, shoppings, praças, prédios e esquinas.

Esta é a segunda exposição de grandes esculturas do Jardim Urbano, que na sua inauguração apresentou obras de Sanagê Cardoso.

Dica:
Exposição de Esculturas Inéditas de Omar Franco
Até o dia 19 de junho, das 9h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, aos domingos
Local: Jardim Urbano, no 3º piso do Conjunto Nacional
Acesso livre