Na Praia promove leilão de arte para combater a fome no Brasil

Da Redação
Foto: Divulgação

A arte tem o poder de conscientizar, mobilizar e promover mudanças na sociedade. Com esse propósito, Na Praia Festival promoverá um leilão de duas telas para ajudar no combate à fome no país. O valor arrecadado será repassado integralmente para o Instituto Fome de Música e utilizado para a aquisição de cestas básicas que serão distribuídas pelo Brasil.

“Significa realmente algo mágico, artístico e criativo transformar grandes artes em alimentos para pessoas mais vulneráveis. Artistas super renomados doarão os seus talentos em prol da causa da fome, acreditando juntos que podemos acabar com a fome no país”, destaca Eduardo Azambuja, presidente do Instituto Fome de Música e Diretor de Sustentabilidade do Grupo R2.

O brasiliense Toys Daniel, conhecido por seus diversos murais espalhados por toda a capital federal, e o goiano Paulo Ricardo Campos — premiado em 2022 como Artista do Ano no Top of Mind Awards, em Londres — produzirão duas telas inéditas e únicas, com grande valor artístico e simbólico.

As ações vão acontecer em dois dias: 1º de agosto com Toys Daniel e 15 de agosto com Paulo Ricardo Campos. O público que estiver no evento nessas datas poderá acompanhar ao vivo a produção das obras de arte.

As telas serão expostas durante o Global Meeting Economia Circular e Cadeias Produtivas, promovido pelo Instituto Global ESG e o Grupo R2, que acontecerá no Na Praia Parque em 16 de setembro.

Fome de Música

Nascido durante a pandemia do coronavírus com o propósito de ajudar as pessoas que mais precisavam, o Fome de Música utilizou lives de artistas como forma de arrecadação de alimentos. Assim, foram distribuídas mais de 1.500 toneladas de alimentos em todos os estados do país.

Agora transformado em um instituto, tem como objetivo acabar com a fome no Brasil por meio de eventos culturais, shows e campanhas de engajamento. “Acreditamos muito que, com o poder transformador do entretenimento, com nossa rede de relacionamentos e pela simplicidade do Instituto, temos reais condições de fazer isso acontecer”, explica Azambuja.

O Instituto Fome de Música trabalha atualmente com dois grandes parceiros de distribuição para a causa – o Sesc Mesa Brasil e o Rotary, que fazem levantamentos de quem precisa de doações.

Com impacto na vida de milhares de famílias, mais de 2 milhões de quilos de alimentos já foram doados desde a criação do projeto. É possível contribuir com a iniciativa diretamente. As informações podem ser encontradas no site www.fomedemusica.com.br.

Sobre os artistas

Toys Daniel

De Brasília para o mundo, a arte de Toys transforma cor em conexão. Foi nas ruas que encontrou a verdadeira voz, com o surgimento do personagem ToysZim — ícone colorido e expressivo que se tornou sua marca registrada. Sua arte, de traços geométricos, vibrantes e cheios de textura, transita com naturalidade entre murais, quadros, roupas, joias e objetos. As influências vêm do graffiti, da arte contemporânea, pop art, ilustração digital e da arte popular brasileira — especialmente o artesanato nordestino e os bonecos de mamulengo.

Hoje, aos 34 anos, Toys é um dos muralistas mais reconhecidos de Brasília, com obras espalhadas por todo o Brasil e em países como Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, França, Portugal, Peru, Reino Unido e Áustria.

Acredita que “tudo começa no sonho”, e é por meio do amor e da cor que busca transformar o mundo, conectar pessoas, inspirar novas histórias e resgatar sonhos. Em uma fase mais madura da carreira, Toys enxerga sua arte com profundidade e consciência, usando a técnica como ferramenta para expressar o que vem da alma — colocando intenção em cada traço, em cada cor, em cada mensagem.

Paulo Ricardo Campos

É um dos artistas plásticos mais consagrados da atualidade e membro do Circuito Internacional de Arte Brasileira, com obras expostas em cidades como Miami, Paris, Londres, Dubai e Nova York. Aclamado publicamente, foi o primeiro artista a pintar ao vivo no Palácio do Planalto, sede do governo brasileiro.

Acumulando três títulos de imortalidade acadêmica no Brasil e um na França, sua obra passa a fazer parte da história da arte. Além de dois títulos de comendador numerados pela Organização das Nações Unidas (ONU), Paulo foi eleito como o artista do ano em Londres, em 2022, ao pintar a rainha Elizabeth ll. Da realeza à santidade, sua assinatura está presente até mesmo no acervo de arte do Vaticano.

Paulo Ricardo Campos, além de artista, é um grande filantropo e diplomata civil humanitário. O artista contribuiu diretamente com organizações governamentais e não governamentais em apoio a pautas como desenvolvimento humano, ambiental e refugiados. Em 2024, destinou mais de 250 mil dólares a ações filantrópicas.

Dica:
Na Praia Festival 2025 – Itália
Setor de Clubes Sul, trecho 2, entre a Agepol e o Centrejufe
Ingressos: vendas pelo app/site R2.com.vc ou pelo site napraia.com.vc
Instagram: @napraiafestival