O Casapark vai receber o 1º Coffee Brasília

Da Redação
Foto: Divulgação

O brasileiro é apaixonado por café. O país é o maior produtor do mundo e o segundo mercado consumidor mundial. Nesse cenário, o Distrito Federal vem se destacando com importantes produtores e até uma rota turística focada no produto está prestes a ser lançada. Como forma de incentivar ainda mais a cadeia produtiva de café local e o amplo universo de produtos que utilizam essa paixão nacional, surge a primeira edição do Coffee Brasília. O evento com entrada gratuita, acontece de 21 a 24 de abril, no shopping Casapark, com uma programação recheada de experiências, que se estenderá por toda a estrutura do shopping, incluindo a praça central e os corredores do mall.

O grande destaque é a Cafeteria Modelo, um espaço montado para apresentar as melhores práticas do mercado e abrigar palestras para empreendedores e apaixonados por café. O local também contará com menu degustação – que será oferecido também em estandes – para que os visitantes possam conhecer novos sabores de café e abrigará o concurso de baristas cujas inscrições são realizadas através do site do evento.

Produtores, fornecedores e empreendedores locais estarão no chamado Coffee Brasília Fair. Estandes comercializarão produtos e oferecerão atividades como palestras e degustação. Através do site da Coffee Brasília, os visitantes poderão agendar uma visita guiada às principais fazendas produtoras de café do Distrito Federal, com degustação de cafés especiais.

As lojas do Casapark participam do evento. As operações gastronômicas irão oferecer pratos principais, drinks e sobremesas tendo o café como ingrediente. A Livraria da Travessa irá receber os talk shows, enquanto as lojas Tidelli e Líder serão cenário para os cursos de baristas programados. Já o Eliá Spa apresentará procedimentos estéticos com café.

“Nossa expectativa é que o Coffee Brasília atraia um público de quatro mil pessoas nos quatro dias de realização do evento. O brasileiro é um apaixonado por café e o brasiliense irá descobrir que temos bons cafés produzidos também no Cerrado.”, afirma Ana Cristina Alvarenga, uma das organizadoras do evento.

Capacitação

O café será tema de workshops, talk shows, cursos e palestras promovidos pelo evento no espaço da Cafeteria Modelo. As palestras, gratuitas, abordarão o mercado de café, o atual cenário do café no Brasil, o futuro das cafeterias e a importância dos baristas. A programação completa encontra-se no site www.coffeebrasilia.com.br

Harmonização, torras e drinks à base de café estão entre os assuntos dos workhops. Já os cursos abordarão assuntos como gestão de negócios e café especiais. As inscrições podem ser realizadas antecipadamente no site.

O grão

Paixão nacional, há séculos o café faz parte da história da humanidade. Surgido na região de Cafa, na Etiópia, foi com a Arábia Saudita – cuja população acreditava em seus poderes milagrosos – que o cultivo do grão conquistou importância econômica. No Brasil o grão que chegou no século XVIII na então província do Pará, se firmou como um produto de grande qualidade e se expandiu para todo o território nacional, sendo que cada região produz o seu café com sabor único e inconfundível onde o terroir influencia diretamente na qualidade final do produto.

O Café no DF

O cultivo do café no Centro-Oeste pode ser considerado uma atividade recente a nível de produção comercial do grão. A região possui todas as principais características para a produção de grãos de altíssima qualidade. O café cultivado na área, com terrenos de elevada altitude, clima exclusivo e solo totalmente irrigados possibilitando um maior controle sobre as variações climáticas, se destaca no quesito qualidade. São cerca de 3.500 hectares de café arábica e produção média de 125 mil sacas/ano.

A área produtora de café no Planalto Central corresponde a Brasília (DF) ao Sul. No norte de Goiás, Lanaltona de Goiás, Niquelândia, São João da Aliança (Alto Paraíso) e Formosa. Em Minas, Cabeceira e Formoso. De acordo com dados da EMATER, a área plantada no Planalto Central brasileiro é pequena se comparada às regiões de maior tradição no cultivo de café, a exemplo de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná. Entretanto, os produtores locais, com a assistência de consultores especializados e tecnologia de ponta, têm conseguido que a cultura renda o máximo, fazendo com que a produtividade seja uma das maiores do país ao colher em média 60 sacas de café por hectare. A média nacional é de 30 sacas.

O café especial do Centro-Oeste tem surpreendido pelo sabor único e altas notas na B S C A. A colheita do grão é realizada em um período sem chuvas, diferentemente de outras regiões, eliminando a possibilidade de fermentações descontroladas, resultando em um produto padronizado com grãos de alta qualidade e sabor.

“Brasília se destaca pela quantidade de cafeterias que se dedicam a servir cafés especiais, uma das maiores concentrações de estabelecimentos desse tipo no país, o que demonstra que o consumidor do DF está inserido na chamada 4ª onda do café. Isso traz para os produtores locais grandes desafios e a necessidade de que se dediquem ao uso massivo da tecnologia para conseguir aliar quantidade à qualidade almejada pelo consumidor.”, explica André Cenci, produtor à frente da fazenda Sendai.

Para o cafeicultor, a cultura do grão tende a expandir. “Desde os anos de 1990 quando a fazenda Jarjour dá o pontapé inicial nas plantações comerciais até os dias de hoje, se viu um salto extraordinário na quantidade e principalmente na qualidade chegando a premiações de nível nacional e internacional como os recebidos pela fazenda Novo Horizonte de Carlos Coutinho.”, afirma Cenci. Produzido em uma fazenda da zona rural de Sobradinho, o café Minelis venceu o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Expresso de 2019, com premiação recebida nos Estados Unidos.

Realização

O Coffee Brasília é uma iniciativa de Ana Cristina Alvarenga, responsável pela Feira da Lua no Gilberto Salomão e idealizadora do YOLO Coworking, e Bruno Marcel, barista e gerente das operações de Café e Bar do Jamie Oliver Kitchen. A produção do evento é da Lua Cheia Produções.

Dica:
Coffee Brasília
De 21 a 24 de abril. Dia 21, das 12 às 20h. 22 e 23, das 10h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.
Local: Casapark
Entrada gratuita
www.coffeebrasilia.com.br