Olhos Cerrados: Exposição fotográfica retrata as belezas e riquezas do cerrado

Da Redação
Foto: Filippo Ferrari

Com curadoria de Renata Machado, o talentoso fotógrafo Filippo Ferrari apresenta a exposição “Olhos Cerrados”, que retrata as belezas e riquezas do cerrado e, principalmente, sua degradação. A mostra, com 39 fotos, disponíveis numa página do Facebook, feitas em 3 estados brasileiros, é um grito de alerta, um pedido de socorro para esse bioma que sofre tanto com a devastação desenfreada e que carece tanto de atenção e preservação para que não se corra o risco de vê-lo extinto. A intenção de Filippo é fazer com que todos se encantem com as belas imagens e se conscientizem sobre a importância da sustentabilidade na manutenção e turismo nesta região de riquezas naturais.

Devido a maior parte do país ser coberto pela Amazônia, criamos a falsa percepção que só temos esse bioma no Brasil, até para os estrangeiros “vendemos” essa ideia, que somos uma país tropical com praias e matas. Porém o cerrado é esquecido por muitos de nós, como foi meu caso aqui no interior do estado de São Paulo, devido a vastas plantações que cobrem o estado. O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, ele cobre cerca de 22% do nosso território e é nele estão as nascentes das 3 maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata). O clima do cerrado é quente com períodos de chuva e seca, sua vegetação é semelhante à de savana, sua fauna e flora são riquíssimas e repletas de biodiversidade, essa alocada em seus vários ecossistemas.

O cerrado sofreu e vem sofrendo cada vez mais com a destruição pelas mãos do homem, depois da Mata Atlântica é o bioma que mais foi danificado e está na lista entre os 25 biomas do planeta em alto risco de extinção. Um dos biomas mais importantes para o Brasil foi e é devastado pelo garimpo, mineração e agronegócio. Menos de 10% dele é protegido por unidades de conservação e uso sustentável. São números alarmantes que merecem os olhos e a conscientização da população brasileira.

Desde janeiro de 2016 venho registrando fotograficamente regiões do cerrado, documentando tanto áreas devastadas a áreas extremamente preservadas. Essa exposição mostra as belezas e riquezas naturais que ainda resistem as mão humanas. Tendo o propósito de mostrar a importância desse bioma e conscientizar a população da necessidade de preservar e usar de maneira sustentável esse bioma tão importante para o nosso país.

Para acessar a exposição: https://www.facebook.com/ferrarifotografia/photos/a.1565932936908096/1565933006908089/?type=3&theater