Queijos Ilê de France chegam ao Brasil

1489

Da Redação
Foto: Divulgação

Em 1936, o navio SS Ilê de France – o primeiro grande transatlântico e totalmente decorado no estilo art déco pós Primeira Guerra – foi também o primeiro a levar, da França até os Estados Unidos, os queijos tipo camembert e brie. Foi assim que o mundo passou a descobrir alguns dos mais variados tipos de queijos produzidos pela França, e agora, a Polenghi, empresa brasileira com mais de 70 anos de expertise, apresenta ao público brasileiro a linha Ilê de France – que simboliza o estilo de vida francês, com produtos de alta qualidade, proporcionando experiências únicas, com texturas, aromas e intensidades em cada pedaço.

A Polenghi traz, com exclusividade em sua nova linha, os tipos: brie, apresentado em dois tamanhos, aperitivos, duas opções de queijo cabra, camembert e a linha especial de fatiados. Produzidos na França, que em 2010 a UNESCO reconheceu sua gastronomia como patrimônio imaterial da humanidade, a linha Ilê de France preza por trabalhar com pequenas famílias produtoras locais, com leites sempre frescos, seguindo as tradições de produção francesas.

O tipo brie, conhecido por sua casquinha mais dura, miolo macio e cremoso e textura suave, é produzido nas regiões de Lorraine e Haute Marne e traz ainda um retrogosto de avelã. Apresentado nas versões 3kgs, mini e petit e são considerados queijos macios de longa vida, já que sua duração é maior comparada com os queijos tradicionais. Seu processo desacelerado pós pasteurização mantém o sabor criado pelo mestre queijeiro. O queijo brie combina com vinhos Cabernet e Pinot Noir e cervejas do tipo Ale. A versão de três quilos combina perfeitamente com peras e baguetes, enquanto o petit harmoniza com maçãs e pão do campo. Já a versão mini, pronta para ser levada a todos os locais, tem seu sabor realçado por nozes e maçãs.

O petit camembert, também feito exclusivamente com leite de vaca e produzido em Haute Marne, é muito cremoso e com sabor forte e intenso, realçado ao combinar com vinhos brancos e tintos do tipo Bourgogne e provados com geleia de damasco, mel e figos.

Para quem gosta de reunir os amigos em casa, a arte de degustar queijos deve ser levada a sério, e as versões Aperifrais e Fatiados trazem texturas e intensidades ideais para um verdadeiro tasting. O Ilê de France Aperifrais são 20 pequenos pedaços de queijo fresco, do tamanho de uma mordida, decorados com especiarias e ervas e apresentados nos sabores Provence e Côte d’Azur. Os sabores de Provence provêm da pimenta vermelha, tomilho, cebolhinha e manjericão. Já o Côte d’Azur traz cebola, alho, orégano, tomate e pimenta do reino.

Já a linha de fatiados traz uma gama de queijos feitos com leite fresco, para serem consumidos frios ou quentes, com uma variedade intrigante de sabores e texturas. São cinco diferentes sabores, do suave ao mais intenso: Cremerin, a fatia mais macia e sabor cremoso; Charmidor, que derrete perfeitamente; Normantal, frutado e cremoso; Baldara, com sabor rico e ligeiramente mais forte e o Montaver, fatias que derretem ainda mais e com retrogosto frutado. As generosas fatias, para todos os tipos de uso, são feitas na região do vale Loire.

Finalizando a linha Ilê de France, o queijo de cabra é a estrela dos tipos Chavroux e Chèvre. Feitos 100% com este leite, o Chavroux traz sua textura fresca, sabor suave e diferentes tipos de uso: espalhar no pão ou combinar em variados preparos culinários. O Chèvre, queijo fresco feito em St Loup sur Thoeut, localizado em uma pequena cidade da região de Poitou-Charentes, é produzido de acordo com métodos autênticos e resultados típicos de sua origem rural. Sua textura homogênea, firme e tenra, tem sabor característico com um leve toque ácido e harmoniza com uvas, tomates cerejas e uma taça de espumante ou vinho branco.

A linha completa Ilê de France será disponibilizada nos mais importantes pontos de venda como o supermercado Pão de Açúcar, dentre outros.

Dica:
Queijos Ilê de France
Para mais informações acesse:https://www.polenghi.com.br