Semana Azul reúne arte e diálogos para falar de inclusão e autismo

Da Redação
Foto: Divulgação

A Semana Azul nasce da vontade de compartilhar informações e dúvidas, construir novos caminhos para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da arte e do diálogo. De 21 a 25 de junho, vamos adentrar no universo do autismo com bate-papos com especialistas, cinema, programação cultural inclusiva e muito mais. A programação inclui ainda uma feira de serviços com as participações do Detran-DF e da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal.

“Quando convivemos de perto com o autismo fica claro que a informação é o grande elemento de transformação tanto para o desenvolvimento da pessoa com TEA quanto para a inclusão na sociedade. É compreender as necessidades e diferenças para poder conviver em respeito às individualidades de cada um”, comenta uma das idealizadoras do projeto, Jaqueline Dias.

“Em função da publicização, o autismo está em pauta, mas a sociedade ainda precisa conhecer melhor, entender, conviver para incluir de verdade e brigar por políticas públicas efetivas, oportunizando acessos à saúde,  educação, cultura, mercado de trabalho que estão muito aquém das necessidades”, explica Cíntia Rogner, co-idealizadora da Semana Azul e mãe de Fábio, diagnosticado com TEA aos 3 anos.

A programação de diálogos será híbrida com bate-papos no YouTube/@semanaazul e no Espaço Cultural Renato Russo. Entre os convidados, educadores, especialistas, familiares e pessoas com TEA: Mara Rubia, Viviani Guimarães (MOAB), Ana Gulias, Andrea Werner, Edilson Barbosa (MOAB) Ana Steinkopf, Michele Procópio, Marcos Petry, Alexandra Eusébio, Igor Viana (SEPCD), Lucinete Andrade (ABRACI).

E nos dias 24 e 25/6, a partir das 14h, no Espaço Cultural Renato Russo, Espaço Sensorial com Heitor Gavino (Sou Muito Mais Esportes Adaptados), visitas mediadas nas exposições com arte-educadores, contação de histórias, sessão de cinema adaptada, lançamentos de livros e apresentação do musical Uma Sinfonia Diferente, primeiro do gênero no Brasil estrelado por autistas, em  parceira com musico-terapeutas e voluntários. Todas as atividades serão gratuitas. A programação é gratuita.

A Semana Azul é realizada no mês de junho – escolhido por ser o dia 18/6 uma data simbólica importante – Dia do Orgulho Autista.  O projeto Semana Azul é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e conta com apoio da Secretaria da Pessoa com Deficiência/DF, Detran/DF, Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), Associação Brasileira de Autismo, Comportamento e Intervenção (ABRACI-DF) e Instituto Steinkopf.

Por quê realizar a Semana Azul?

No fim dos anos 1980, uma a cada 500 crianças era diagnosticada com autismo. Hoje, a taxa é uma a cada 44. O significativo aumento chamou atenção até da ONU (Organização das Nações Unidas), que classificou o transtorno como uma questão de saúde pública. Atualmente, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), divulgou um novo índice, a cada 36 pessoas nascidas, uma tem autismo.

Geralmente o autismo tem início na infância e permanece durante a adolescência e vida adulta. Ainda não se sabe precisar exatamente os fatores que levam ao aumento significativo dessa população de pessoas com condições especiais – só no Brasil são mais de 2 milhões. A agência da ONU diz que uma combinação de diversos fatores pode deixar a criança mais propensa à condição, como questões ambientais e genéticas.

Mas o que é inegável é a necessidade de se falar sobre o autismo, trocar informação e construir caminhos para inclusão dessa fatia significativa da população. Derrubar tabus, erradicar o preconceito por meio da informação. Abrir espaços para que eles possam se integrar à sociedade de maneira mais plena, incluindo o acesso à arte e educação.

A Semana Azul propõe uma programação que traz luz a temas ainda pouco abordados com o público em geral. Serão diálogos e atividades culturais para colocar o assunto em evidência e convidar a sociedade para um diálogo, incluindo famílias, educadores, profissionais especializados e interessados. Uma semente para a criação de novos caminhos para cultura e educação dos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e novas relações com a sociedade.

Programação

CICLOS DE DIÁLOGOS – Youtube/@semanaazul
21/6 ÀS 20H – DIÁLOGOS EDUCACIONAIS
TEMA: “Educando um Autista”
PALESTRANTE: Mara Rubia

TEMA: “Habilidades Artísticas em Autista”
PALESTRANTE: Viviani Guimarães
MODERADORA: Ana Paula Gulias

22/6 ÀS 20H – DIÁLOGOS DIVERSOS
TEMA: “Viver Autismo”
PALESTRANTE: Andrea Werner
MODERADOR: Edilson Barbosa

23/6 ÀS 20H – DIÁLOGOS DIVERSOS
TEMA: “Mapa Autismo Brasil”
PALESTRANTE: Ana Steinkopf
MODERADORA: Michelle Procópio

24/6 ÀS 20H – DIÁLOGOS DIVERSOS
TEMA: “Autismo na Visão de um Autista”
PALESTRANTE: Marcos Petry
MODERADORA: Alexandra Eusébio

ATIVIDADES PRESENCIAIS NO ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO
SERVIÇOS E ORIENTAÇÕES COM DENTRAN/DF   – DF – 24 E 25 DE JUNHO

Em parceria com o DETRAN/DF, a Semana Azul oferece serviços e orientações importantes para o público com autismo.  Serviços com orientação e promoção das vagas de estacionamento para autistas, como retirar os documentos para a utilização dessas vagas. Distribuição de material educativo e até atividade lúdica para as crianças.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA MUSICADA COM DETRAN – 25 DE JUNHO
Horário: Das 14h30 às 15h30
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

AUTOGRÁFOS DE LIVROS – 24 E 25 DE JUNHO
“Autismo com um novo olhar é possível amar”
Sessão de autógrafos e distribuição gratuita do livro do DETRAN/DF, elaborado pela escritora e servidora do Detran Aline Campos
Horário: Das 14h às 17h
Local: Hall do ECRR

“Nem Te Conto – Espectro de Contos”
O livro é fruto da iniciativa do Projeto Apoderar que trabalha com empreendedorismo social na ADACAMP (Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas).
O livro escrito, ilustrado e diagramado por voluntários de todo o Brasil, reúne cinco histórias entre princesas, super-heróis e muitas aventuras, protagonizadas por 5 atendidos da ADACAMP. A cada livro vendido (R$35,00), garante-se mais voz a comunidade autista.
Horário: Das 14h às 17h
Local: Hall do ECRR

VISITAS AZUIS – 24 E 25 DE JUNHO
Visita à Exposição de Robson Graia com mediação de arte-educadores, teatralização e musicalização
Horário: Das 14h às 17h
Local: Galeria Parangolé

ESPAÇO SENSORIAL – 24 E 25 DE JUNHO
Circuito Sensório-Motor com Heitor Gavino
“Sou Muito Mais Esportes Adaptados”
Horário: Das 14h às 16h
Inscrições antecipadas e limitas pelo link da bio @semanaazul
Local: Sala Multiuso

O Circuito Motor foi idealizado para trabalhar as vivências sensório motoras, fundamentais no processo de desenvolvimento infantil. É a partir delas que a criança começa a perceber seu corpo, o espaço e a criar uma relação entre eles. A criança com TEA precisa ainda mais desses estímulos devido a uma grande dificuldade de perceber, delimitar e dar função ao seu próprio corpo.

CINEMA SEMANA AZUL + BATE-PAPO – 24 E 25 DE JUNHO
24 DE JUNHO/ Curtas seguidos de bate-papo com o público sobre o autismo
Filmes: NAPO / O GAROTO NA FLORESTA
Convidados: Viviani Guimarães (MOAB), Igor Viana (SEPD) e Michelle Procópio
Horário: Às 16h
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

Sobre os filmes
Napo, de Gustavo Ribeiro (Brasil, 2020, 16m)
João, incapaz de compreender a doença que move o avô entre o passado e o presente, tropeça num velho álbum cheio de fotografias e deixa-se guiar pela imaginação, transformando as memórias do avô em interpretações de desenhos que moldam sua relação em uma história de lembrança e construção de memória.

O garoto na floresta, de Fabiano Pandolfi (The boy in the wood, Brasil, 2020, 11 m)
As aventuras de um menino, e a jornada do seu pai.

25 DE JUNHO / Curtas sobre autismo seguido de bate papo com o público.
Filmes: UMA VIAGEM COM MEU PAI / A IRMÃ DE MARGOT
Convidados – ANA GULIAS, ANA STEINKOPF, LUCINETE ANDRADE (ABRACI)
Horário: Às 17h
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

Sobre os filmes
Uma viagem com meu pai, de Mor Israeli (A journey with my dad, Israel, 2022, 10 m)
Pela primeira vez, Tamar (5 anos), acompanha o pai de férias em um hotel, mas a criança acabará descobrindo a história oculta de seu pai, uma parte de sua vida que ela não conhece.
A irmã de Margot, de Christine Doyon (Canadá, 2022, 17 m)
Margot deve aprender a conciliar dois mundos quando sua irmã deficiente começa a frequentar a creche em sua escola.

UMA SINFONIA DIFERENTE – 24 DE JUNHO
Primeiro musical brasileiro protagonizado por pessoas com autismo com a fundadora e diretora do Instituto Steinkopf, Ana Carolina Steinkopf.
Uma Sinfonia Diferente é um projeto que desenvolve habilidades sociais e de comunicação de pessoas com autismo através da música e de sessões em grupo de musicoterapia. O projeto começou em 2015 aqui em Brasília atendendo 20 pessoas com autismo, hoje o projeto já está implantado em várias cidades do Brasil como Fortaleza, Porto Alegre, São Luís do Maranhão, Belo Horizonte e Belém. À frente do projeto, Ana Carolina Steinkopf, fundadora e diretora do Instituto Steinkopf para pesquisa, desenvolvimento, produção artísticas e integração de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
Horário: 18h
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

SESSÃO AZUL DE CINEMA – 25 DE JUNHO
Mostra de Curtas de Animações com Ulisses de Freitas para as famílias em um ambiente adaptado para as necessidades dos autistas.
A proposta desta sessão é promover espécie de treinamento para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema.  Mas não se trata apenas disso. O objetivo principal é que as sessões de cinema funcionem como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com a criança e aumentem o engajamento dos pais.
Durante toda a exibição dos filmes, a sala de cinema ficará com as luzes rebaixadas, o som ficará mais baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade. Também, monitores devidamente capacitados fazem o acompanhamento e a orientação às famílias.
Filmes: SOL / ANDORINHA / VENTO DE INVERNO / UM DIA MUITO BRANCO / MEIAS PARA A ESTRELA / SEJA AMIGO DO VENTO.
Horário: 16h
Local: Sala Marco Antônio Guimarães

Sobre os filmes
Sol, de Jakub Brokl (Sun, República Tcheca, 2021, 7 m)
Um garotinho vive em um planeta sem luz solar. Apesar disso, ele decide encontrar o Sol com seu cachorrinho. Juntos, viajam até o pico da grande montanha, onde deveria estar o Sol, mas há apenas uma surpresa desagradável.
trailer: https://vimeo.com/698224553

Andorinha, de Clara Braem (Brasil, 2020, 5 m)
Na ilha de Itaparica, a pequena Iara passa todos os dias jogando migalhas para as andorinhas na praia. Até que em um dia claro, algo imprevisto acontece.

Vento de inverno, de Jeremy Andriambolisoa, Théo Duhautois, Quentin Wittevrongel, Alicia Massez, William Ghyselen, Thomas Dell’Isola (Vent d’hiver, França, 2021, 4 m)
Apanhados por uma forte tempestade de neve, os coelhos buscam refúgio no castelo de seu rei.

Um dia muito branco, de Vasily Chirkov (A White-white day, Russia, Canada, França, 2022, 6 m)
E a casa, o jardim, a velha bacia enferrujada e o vento – tudo tem seu próprio segredo e sua própria alma. É assim que as crianças podem se sentir.

Meias para a estrela, de Olga Titova (Socks for the star, Russia, 2023, 10 m)
Dançar no espaço frio é perigoso, mas uma grande amizade irá mantê-lo forte.

Seja amigo do vento, de Aneta Paulíny (Befriend the wind, República Tcheca, 2021,    3m)
Às vezes, o que consideramos nosso inimigo, pode se tornar o meio para algo muito melhor.

Dica:
Semana Azul
Arte e Diálogos sobre Autismo
De 21 a 25 de junho
Programação completa:

www.semanaazul.com.br

Instagram: @semanaazul