Três cerimônias vão marcar a posse do governador Ibaneis Rocha

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília
Foto: Renato Alves

Desde 1990, ano em que o Distrito Federal passou a ter eleições diretas, a capital nunca havia reeleito um governador em primeiro turno. A inédita conquista foi obtida pelo primeiro brasiliense nato a chegar ao Palácio do Buriti por duas vezes consecutivas: Ibaneis Rocha. Após quase quatro anos no poder, ele foi reeleito em 2022 com 50,30% dos votos válidos.

Ibaneis Rocha, juntamente com a vice-governadora diplomada Celina Leão, participará de três emblemáticos eventos em 1º de janeiro de 2023: uma celebração religiosa, uma cerimônia política e uma solenidade tradicional, porém, recente na história do DF, que é a entrega da faixa governamental. Os eventos estão marcados para o primeiro dia de 2023, um domingo.

O ritual terá início às 8h, com uma missa de Ação de Graças no Santuário São João Bosco, na 702 Sul. A cerimônia será conduzida pelo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar, sendo aberta ao público. Na sequência, o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina seguem para a Câmara Legislativa, onde, às 9h30 serão empossados. Já com o diploma de governador na mão, Ibaneis prestigiará a posse dos deputados distritais.

A agenda de eventos termina no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde, às 11h30, realiza-se a cerimônia em que Ibaneis Rocha recebe a faixa de governador. Como ele é governador reeleito, decidirá se já chega ao evento vestindo a faixa ou se a receberá das mãos de algum membro da equipe do Cerimonial do GDF.  Na mesma cerimônia, o governador empossará os secretários e ele será o único a discursar. Esta solenidade será aberta ao público.

Programação:
8h – Missa no Santuário São João Bosco
9h30 – Posse na CLDF
11h30 – Posse no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.