Da Redação
Foto: Gustavo Alcântara
A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, foi homenageada com a “Medalha Ônix – Mérito Policial”, concedida pela International Police Association Brasil Section (IPA Brasil), entidade, sem fins lucrativos, representativa da Polícia Brasileira e braço nacional da International Police Association (IPA), que traz em seu bojo 70 países a ela afiliados e reconhecida internacionalmente por possuir cadeira consultiva na ONU, Unesco e Europol.
A honra, foi entregue na última quinta-feira (19), durante evento promovido pela IPA Brasil em comemoração ao Dia da Bandeira e ao Dia do Policial Federal. É um reconhecimento pelo trabalho da Setur-DF pela ressignificação do Turismo Cívico na capital federal. “É um reconhecimento de enorme valor. Representa o resultado do trabalho do nosso Governador, Ibaneis Rocha, e da Setur-DF, em parceria com o Ministério da Defesa, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e a Casa Militar do Distrito Federal pela ressignificação do Turismo Cívico na capital. A cerimônia da Troca da Bandeira é uma festividade nacional, celebrada com orgulho em muitos países, mas que não tinha o mesmo simbolismo em Brasília. E uma das nossas ações, desde o primeiro momento da nossa gestão, foi justamente resgatar esse sentimento de identidade e pertencimento tão importante para a cultura brasileira e nosso Brasil. É o novo olhar do turismo”, afirmou a secretária.
O Presidente da IPA no Brasil, Dr. Joel Zarpellon Mazo, elogiou a iniciativa. “A Bandeira do Brasil é a maior representação do nosso país e esse evento destaca essa importância. A secretária Vanessa é uma grande parceira desse movimento e a visão dela foi fantástica, impulsionando a rota cívica no contexto do turismo brasiliense”, completou.
Desde 2019, a manhã cívica da solenidade de Troca da Bandeira Nacional entrou no calendário da população brasiliense. O evento oferece aos visitantes a experiência do patriotismo e da diversidade cultural do Brasil em plena Praça dos Três Poderes. A celebração, antes restrita apenas a 50 minutos de duração, passou a oferecer uma extensa programação, com atividades gratuitas de lazer, bem-estar, shows culturais e apresentações das forças militares, com divulgação de programas culturais, educativos e sociais. “Ver Brasília recebendo famílias, jovens, estudantes, idosos e tantos outros visitantes, é um marco para a nossa capital federal, sede dos três poderes. A iniciativa da Setur-DF é fantástica e tem o nosso apoio do Corpo de Bombeiros, inclusive para a segurança dos turistas”, disse o coronel William Bomfim, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
A iniciativa da Setur-DF aumentou o engajamento do público, que saltou de uma média de 200 pessoas para cerca de 2,5 mil participantes. 30 mil pessoas assistiram a cerimônica da Troca da Bandeira em 2019, com o recorde de 6 mil participantes apenas em outubro, levando a inclusão do Turismo Cívico e da solenidade também no portifólio de pacotes turísticos de agências de viagens. “Temos tratado o turismo por segmentos, por temas, e nos chama atenção o turismo cívico. A secretária Vanessa é uma entusiasta desse movimento e está promovendo um trabalho belíssimo na cidade. Tanto que temos tomado como modelo e exemplo para levarmos esse projeto para todo o Brasil”, afirmou o diretor de marketing da Embratur, Silvio Nascimento.
O senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do Governo no Congresso Nacional, também reforçou a potência do turismo cívico para Brasília e registrou o aumento do número de visitantes na Casa. Em 2015, o Programa de Visitação do Congresso registrou 142,6 mil visitantes, entre os que fizeram a visita por agendamento ou por comparecimento espontâneo. Em 2016, foram 118,7 mil visitantes; e em 2019, 156,6 mil visitantes. “Brasília se destaca entre as capitais do mundo com o turismo cívico em evolução. O Congresso Nacional é o prédio público com maior número de visitantes no Brasil. Portanto, a parceria da Secretaria do Turismo do DF para o turismo Cívico está só começando. A rota é um potencial em termos de movimentação da economia, de curiosidade e de registros por brasileiros e pessoas do mundo inteiro”, disse o senador.
Em Brasília, o sucesso da ação promovida pela Setur-DF também movimenta outros setores, já que o visitante aproveita a oportunidade em família para visitar outros espaços da cidade. “O turismo cívico é o início da jornada turística. Ponto de partida para uma série de outras atrações oferecidas pela nossa capital e iniciativas da Setur-DF, como visitação ao Centro de Atendimento ao Turista da Casa de Chá, obra de Oscar Niemeyer, localizada na Praça dos Três Poderes. Impacta ainda outros segmentos, como a gastronomia, a arquitetura e o setor hoteleiro, movimentando assim a cadeia produtiva do turismo, gerando emprego, renda e arrecadação”, destaca Vanessa.
Fonte: Agência Brasília