Últimos dias para conferir a exposição “O Pessoal da Literatura”

Da Redação
Foto: Divulgação

A exposição O Pessoal da Literatura poderá ser visitada no Salão Negro do Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, até 7 de novembro. Integrando a mostra Obverso Volume I, O Pessoal da Literatura, que combina artes plásticas e literatura, é um convite à reflexão. Além de promover o encontro dessas duas manifestações artísticas colocando-as em contato com o público em geral, o evento tem como objetivo atrair e seduzir pessoas que não cultivam o hábito da leitura, provocando-as com o maravilhoso acervo de conhecimento humano dos clássicos da literatura universal.

Utilizando-se da técnica do óleo sobre tela, o pintor e mestre em artes visuais Taigo Meireles, retrata em suas obras de arte grandes personagens literários universais como Tristão e Isolda, Don Quixote, Madame Bovary, Ulisses, Frankestein e outros. A exposição é composta por 15 telas, com dimensões 167cmx135cm. “O processo de concepção das imagens passa pelo processo que é próprio do meu trabalho: a articulação entre referenciais que vem da tradição da pintura e a cultura visual contemporânea diante das mídias, da publicidade, do excesso. Eu diria que passa por uma confrontação desses dois campos: tradição e contemporaneidade. E, em segundo momento, uma tentativa de conciliação através da pintura”, destaca o brasiliense, de 35 anos, um dos nomes de destaque da nova geração de artistas da cidade.

Curador da exposição, Luiz Augusto Carreira, mestre e doutor em teoria da literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro “A coisa fora do texto”,  acredita que o elemento principal do evento será o encontro com as personagens. “Elas são símbolos da vida e do drama humanos, são os elementos capazes de comover o leitor. Sempre que lemos literatura, imaginamos alguém. E imaginar alguém é imaginar um drama humano com o qual nos identificamos “, explica. Carreira, que coordenou o programa Nossas Humanidades, do Instituto Cervantes, dedicou os últimos 20 anos a aulas, cursos e palestras nas áreas de processo criativo, escrita e leitura, história e cultura literária.

Carrera reforça que instigar o público a conhecer mais sobre a vida dos célebres autores é um interessante caminho para formar mais leitores. “Quando nos referimos ao aspecto pessoal da literatura, ou seja, como cada pessoa absorve e desfruta das obras literárias, não deixa de ser também um exercício de imaginação a partir da memória e experiência de alguém concreto, de uma pessoa”, completa.

Também faz parte da mostra o seminário A Arte e suas Circunstâncias, em referência à famosa frase do filósofo espanhol José Ortega y Gasset, “O homem é o homem e as suas circunstâncias”. As palestras também contam com curadoria de Luiz Carreira e serão transmitidas online ao longo do mês de outubro gratuitamente.

Dica:
Obverso Volume I
Exposição O pessoal da literatura
Até dia 07/11/2021. De terça a sexta das 9h às 18h; Sábado e domingo das 9h às 17h
Local: Panteão da Pátria – Praça dos Três Poderes
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre