Urgente: GDF volta atrás e declara lockdown total a partir da meia-noite de hoje

Da Redação
Foto: Divulgação

Poucas horas após publicar o Decreto nº 41.840, que restringe o funcionamento do comércio em todo o território distrital, o governador Ibaneis Rocha resolveu antecipar as medidas de contenção da pandemia de covid-19 e vai decretar lockdown total a partir da meia-noite desta sexta-feira (26). A nova medida, com todos os detalhes, deverá ser publicada no Diário Oficial do DF ainda hoje.

“A escalada dos casos nos obriga a interferir diretamente e eu decidi decretar lockdown para tentar conter esse avanço da doença. Ninguém fica feliz com uma decisão desta, ao contrário, mas é preciso ter responsabilidade nessa hora, ainda que seja uma medida impopular. Só os serviços fundamentais vão funcionar e o decreto sai ainda hoje em edição extra do Diário Oficial”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB) em entrevista ao Correio Braziliense.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, a ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) na rede pública de saúde chegou a 98,22%. A cidade só conta com três leitos disponíveis e apenas um é para adulto. Os outros são pediátricos e mais 11 estão bloqueados.