Publicidade
Início Daqui e Dali Vai viajar de avião? Confira as orientações para não passar perrengue

Vai viajar de avião? Confira as orientações para não passar perrengue

Publicidade

Da Redação
Foto: Divulgação

Esses primeiros dias de 2025 ainda devem movimentar o Aeroporto de Brasília, e com isso, é bom ficar atento a algumas orientações para que a viagem seja tranquila.

Veja abaixo algumas orientações:

1 – Chegue no aeroporto com pelo menos 2h de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais.
2 – Para agilizar o processo na fila de raio-x, retire todos os objetos metálicos que estiver carregando – cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Notebooks também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas para inspeção. Vale lembrar que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada.
3 – Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo.
4 – Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal ou pelo site do aeroporto – www.bsb.aero.
5 – Vai viajar para o exterior? Fique atento a validade do seu passaporte, os vistos necessários para viajar para alguns países e as vacinas exigidas.
6 – Para embarcar é necessário apresentar documento com foto. São aceitos: passaportes, carteiras de identidade, carteiras de motoristas e carteiras de trabalho. O documento digital também é aceito.
7 – Fique atento a documentação e a autorização para viajar com menores de 16 anos.
8 – Os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao departamento de “Achados e Perdidos” do terminal. A sala fica localizada no piso de desembarque, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 00h (intervalos: das 12h às 13h e das 19h às 20h). Após este horário, buscar atendimento no balcão de informações. O telefone de contato é o (61) 3214-6109. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas. Caso você esqueça algum item dentro do avião, procure a sua companhia aérea.
9 – Malas e bagagens de mão devem estar sempre acompanhadas de seus donos. Por motivo de segurança, nunca deixe seus pertences desacompanhados.
10 – O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.
11 – Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações ou utilize nossos aerofones.
12 – Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no Aeroporto de Brasília. Os aplicativos de transporte, só buscam passageiros na Praça Pick-up do terminal.
13 – Fique atento ao pedir transporte por aplicativo. Motoristas credenciados em aplicativos de transporte não abordam passageiros no aeroporto. As corridas devem ser feitas exclusivamente pelo aplicativo da empresa em seu celular. Confira a placa e o nome do condutor do veículo antes de embarcar. O embarque em transporte por aplicativo é realizado na Praça Pick-up.
14 – Para agilizar o processo de embarque, a Inframerica recomenda que o passageiro realize o check-in de forma on-line, antes de sair de casa. Casa não seja possível, o passageiro pode optar por realizar o check-in nos tótens de autoatendimento ou diretamente com o funcionário em um dos balcões das companhias aéreas;
15 – No site da ANAC (https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/passageiros ) o passageiro encontra seus direitos e deveres e as respostas para as principais dúvidas relacionadas a viagens. Também é possível solucioná-las pelo atendimento eletrônico da agência, via WhatsApp (https://api.whatsapp.com/send?phone=556191554663 ).
16 – O Aeroporto de Brasília conta com um Posto Médico para atendimento 24h de passageiros e tripulantes em emergências médicas. Ele fica localizado no piso de desembarque, área pública, nos fundos do desembarque internacional, e dispõe de equipe médica capacitada e ambulâncias para remoção para hospitais no DF.
17 – O Aeroporto de Brasília é membro do programa internacional HD Sunflower de condições temporárias, crônicas e deficiências ocultas. Se você possui alguma condição temporária, crônica e/ou deficiência oculta e quer usar o Cordão de Girassol na sua passagem pelo Aeroporto de Brasília, retire gratuitamente um cordão no Balcão de Informações, no piso de check-in, área pública, ou nas recepções de uma das cinco Salas VIPs do terminal.

Publicidade

Sair da versão mobile