Vem aí a Semana de moda da capital federal

Da Redação
Foto: Divulgação

Com o tema “Artesanato à prova de futuro”, a terceira edição do Brasília Trends Fashion Week acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no Dúnia City Hall. Tanto na passarela quanto nas rodas de conversa, debates e programação cultural, o evento fomenta a economia criativa através das mais diferentes produções tanto em artesanato quanto industriais, sempre levando histórias de pessoas do Distrito Federal, do Brasil e do mundo. Nos três dias de evento, passarelas e programação especial dão visibilidade para iniciativas de inclusão social, de diversidade de etnias e de referências culturais. Um futuro onde a moda assume seu papel social e discute questões importantes sobre a sociedade e a importância de cuidarmos dos recursos disponíveis no planeta.

Realizado pelo Grupo Cirandinha, o BTFW apresenta um conceito em moda que compreende o mercado em sua integralidade, transbordando o espaço das passarelas para estar presente também na arte, na música, na tecnologia e na vida dos indivíduos. Serão apresentados 28 desfiles, divididos pela programação nos três dias, além de palestras, oficinas, rodas de conversa, exposição de arte, artesanato, loja colaborativa, circuito de economia solidária, apresentações musicais, gastronomia e ações de inclusão social, com a participação especial das embaixadas de Zâmbia e Camarões, com seu artesanato, cultura e o vestuário típicos.

Os workshops e palestras, todos gratuitos, irão trazer a discussão dos mais diversos assuntos que relacionam a moda com os temas mais importantes da atualidade, envolvendo não só as tendências, mas também o empreendedorismo , profissionalização e mercado de trabalho. Entre eles: a moda sustentável, a visão da moda a partir das redes sociais, moda e estilo para pessoas negras, branding pessoal, últimas tendências, moda pet e consultorias.Toda a programação é gratuita.

“As edições anteriores, realizadas em 2018 e 2019, reuniram expositores, modelos, estilistas e nomes da moda nacional e internacional para impactar positivamente na realização de novos negócios na cidade. A edição deste ano seguirá o mesmo modelo de sucesso e, claro, com a inclusão estando sempre forte, pois já faz parte do DNA do evento”, explica Bernardeth Martins, idealizadora do Brasília Trends.

“Artesanato é a arte de criar usando as mãos como o principal instrumento. E na moda, muitas técnicas manuais existem para especialmente buscar originalidade e exclusividade. Repensar é necessário para buscar uma moda mais sustentável. O trabalho humano precisa desse reconhecimento” explica Thiago Malva, produtor de moda que participa desse movimento inclusivo.

Para quem deseja se dirigir ao evento de ônibus, a TCB disponibiliza transporte gratuito que sairá da Rodoviária do Plano Piloto e levará os passageiros ao Dúnia City Hall ou de volta à Rodoviária, saindo de hora em hora. O ônibus sairá da Plataforma F, voltada para o CONIC. O transporte estará disponível na sexta e no sábado.

Na passarela

A marca Rosas do Cerrado fará um desfile com mulheres que passaram pelo câncer de mama, promovendo a visibilidade para esta causa e contemplando a beleza da superação e da força daquelas mulheres. A Amabrasilia trará um resumo do que foi o sucesso de seu desfile realizado às margens do Lago Paranoá.

A pernambucana 11 Negras apresenta nas passarelas um desfile estrelado por modelos negras. A música Aquarela do Brasil se torna fonte de inspiração para a coleção de moda praia da marca, com cores quentes, valorizando os traços e a cor da mulata brasileira em 15 looks produzidos pelas mulheres do Quilombo 11 Negras, como iniciativa para fomentar a economia local.

O Grupo Cirandinha fará o seu tão esperado desfile inclusivo com modelos com e sem deficiência, mostrando que a moda respeita a diversidade, além de lançar a sua coleção que foi feita em parceria com a marca Reserva@. A Fashion Campus, escola de moda de Brasília, encerra o desfile da sexta-feira no Brasília Trends com o conceito upcycling ou reutilização. Será uma reconstrução e ressignificação dos jeans em 20 looks na passarela, com desfile voltado para o público de 18 a 25 anos, em looks agêneros e plus size.

A grife Águas do Brasil traz para Brasília o desfile de moda praia que foi sucesso nas passarelas da última temporada em Milão. A moda indígena também estará presente, com o desfile da marca Aigo, da etnia Boe-bororo, pelas mãos da estilista Cristiany Boe-bororo. As peças apresentadas pela primeira vez em uma passarela, entre saias, camisetas e vestidos, são acompanhadas por acessórios feitos pela comunidade indígena situada no Noroeste, em Brasília. A cultura indígena e a vivência da etnia são as referências para o tema da coleção de dez looks, que conta com parte da matéria-prima proveniente de outras tribos do povo boe-bororo no Mato Grosso.

A marca Herdeiras do Brasil apresenta para o público uma coleção idealizada e costurada pelas mãos das alunas infantis do Estúdio Ponto Fashion. Já a Coopfashion também leva para a passarela o conceito upcycling, que preza pela moda sem desperdício de material e reciclagem.

Em desfile inédito, a marca ReVida, que é desenvolvida por ex-detentas do Instituto Travessia, de Pernambuco, apresenta uma coleção de acessórios com bolsas, colares, pulseiras e brincos feitos a partir de resíduos de jeans, que seriam descartados, de Toritama, em Pernambuco. Esse resíduo é coletado pela cooperativa Coopac e entregue às ex-detentas, que recebem a orientação e treinamento para transformar os materiais em peças. As embaixadas de Zâmbia e Camarões levam sua cultura para a passarela. O desfile Top Cufa leva o Baile de Favela para as passarelas com o melhor da moda street.

A programação contempla ainda marcas como Posala, Closet, Cia. do Lacre, Salomão Ferreti, Cria Brasília, Sasse, CRD Teens, entre outras. Todos os calçados desfilados ao longo das passarelas são apresentados por Eleni Costa, que é parceira do evento.

Parcerias especiais

Pensando na integralidade da beleza, a Carreta da Beleza do SENAC-DF estará presente oferecendo cortes de cabelo, além de participar da campanha em que se vai recolher doações de cabelo que serão doados para Instituições diversas no DF que confeccionam perucas para mulheres com câncer.

Com a intenção de fomentar o artesanato tanto do DF como de todo o Brasil, através do Circuito da Economia Solidária e da Loja Colaborativa, o público encontrará uma grande variedade de produtos, desde acessórios, peças de roupas e até mesmo decoração.

Na área gastronômica, o Café das Orquídeas levará seus deliciosos doces e salgados para um momento de pausa para um café ou de um brinde com espumante, além de food truck com bebidas alcoólicas e não alcoólicas e espetinhos, crepes e outras delícias. A música também não foi esquecida. O evento conta com a participação da WA Music Entertainment e do cantor nigeriano Kelvindon, com apresentações conhecidas por eventos tanto na África como no Brasil.

Essa edição contará com a participação e o envolvimento de diversos setores da sociedade, empresários, modelos, músicos, autoridades, influenciadores e parceiros estratégicos do universo da moda. Cabe destacar o apoio da Secretaria de Turismo do DF, o SEBRAE-DF, a BPW Brasília-DF, a Fecomércio-DF, o SESC-DF, o SENAC-DF, o Sindivarejista-DF, o Codese-DF, dentre outros, fortalecendo a segurança de qualidade e efetividade na realização do Brasília Trends.

Rodas de Conversa e palestras

Além da moda nas passarelas, o Brasília Trends Fashion Week também busca discutir questões importantes relacionadas ao mercado fashion, sempre de forma transversal a outras discussões em alta na sociedade. A programação de rodas de conversa, palestras e workshops abrange diferentes visões da moda. A participação é gratuita.

Entre os temas das conversas estão O desafio da Produção de Peças de Vestuário (Wos Rodrigues e Melissa Medeiros), Consultoria de Imagem e os Nichos de Mercado (Pollyana Ollifer e Marta Barbosa), Consultoria de Imagem e Colorimetria (Nina Stelatto e Marta Barbosa), Moda Sustentável (Wesley Netto, Mábel de Bonis, Simone Oliveira, Wos Rodrigues)l; Redes sociais e Moda (Victória Rocha e Camila Rebeca), Cultura de Moda no Brasil (Claudio Bull), Cool Hunting e Tendências de Moda (Kate Oliveira, Nina Stelatto), Mercado da Moda: Lojas Colaborativas (Lili Brasil), Fashion Law (Lorrane e Bruna Koop)

Também estão programados um Storytelling de criação de moda com Ivson Samabourque, workshop de Fotografia de Moda para Mídias Sociais com Michelle Bartlet, Consultoria de imagem para pessoas negras com Lorena Moraes, Moda Pet com Eliane Raye, Tendência da Moda e Inteligência Positiva com Flávia Soares, Branding Pessoal com Daiana Martins e workshop de Moda e Lifestyle com Shirley Pontes.

Dica:
Brasília Trends 2022
Dias 25, 26 e 27 de novembro, a partir das 15h
Local: Dúnia City Hall – QI 15, Lago Sul
Entrada por meio de um quilo de alimento não perecível que será doado para o programa Mesa Brasil do SESC-DF
Instagram: @brasiliatrendsfashionweek

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