Por Rafael Secunho, da Agência Brasília
Foto: Divulgação
O feriado da Independência está aí e muitas famílias terão um tempinho livre para abrir o baú e desapegar dos brinquedos e livros infantis. É o que propõe a campanha Vem Brincar Comigo 2021, lançada semana passada, e que vai levar alegria e conhecimento a crianças brasilienses em situação de vulnerabilidade social.
Até o dia 30 deste mês, vários pontos do Distrito Federal estão arrecadando objetos que proporcionarão um Dia das Crianças diferente para milhares de meninos. No dia 7 de setembro, a arrecadação não para e as doações podem ser feitas nos batalhões do Corpo de Bombeiros de toda a capital.
“É um ótimo momento para doar brinquedos e livros que não estão sendo usados. Basta procurar o batalhão mais próximo e, assim, fazer a diferença na vida de uma criança”, reforça a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, idealizadora da campanha.
Em respeito às medidas de segurança sanitárias contra a covid-19, recomenda-se a higienização dos itens doados com água e sabão ou álcool 70%. Além disso, para facilitar a manipulação do item, os donativos devem ser acondicionados em sacos transparentes.
No ano passado, o Vem Brincar Comigo foi longe e cerca de 40 mil itens – entre brinquedos e livros infantis – foram arrecadados. Para 2021, o governo espera bater essa marca e beneficiar até 50 mil meninos e meninas. Ao final, as doações serão entregues nas zonas de vulnerabilidade social do DF.
Terceiro ano consecutivo
Em sua terceira edição, a campanha lembra que doar um brinquedo significa “dar vida a uma nova história”. É estimular a imaginação de crianças que vivem em meio a dificuldades e dar-lhes a oportunidade de brincar. A iniciativa é coordenada pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, vinculada à Chefia de Gabinete do Governador.
“Quando uma criança brinca, ela cria mundos e sonhos diferentes da sua realidade de vida. Dessa forma, é estimulada a se autoconhecer contribuindo, assim, com a formação da sua personalidade”, observa a subchefe de políticas sociais e primeira infância, Anucha Soares.
Informações sobre a Vem Brincar Comigo podem ser acompanhadas por meio da página da campanha, no portal do GDF.
Fonte: Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância