Vinícola São Patrício promove experiências imersivas de enoturismo no Cerrado

Da Redação
Fotos: Rafael Lobo/ Zoltar Design

No coração do Brasil, em pleno Cerrado, em Rianápolis/GO, município situado na região do Vale do São Patrício, a vinícola São Patrício é um dos mais novos terroirs do país. A três horas de Brasília, a propriedade é uma atração turística, onde as pessoas visitam de perto todo o processo de produção da uva e do vinho.

Com o cultivo de Syrah, Marselan, Viognier, Malbec, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, a São Patrício faz parte das vinícolas que vêm ajudando a transformar o Centro-Oeste em um novo pólo vitivinícola, com rótulos 100% brasileiros e experiências imersivas de enoturismo.

O local trabalha com colheita de inverno e os vinhos, que são de pequena produção, levam o nome de pássaros presentes no rio Araguaia, local que a família frequenta desde a década de 70.

Atualmente são 5 rótulos: Cauré Rosé, Cauré Syrah, Talha-Mar Reserva Blend, Talha-Mar Reserva Syrah e Udu de Coroa Azul Grande Reserva Blend. Cauré é um falcão peregrino; Talha-Mar, uma gaivota e Udu de Coroa Azul é um pássaro de plumagem preta e azul.

Os rótulos

O Udu é um corte de 50% Cabernet Sauvignon e 50% Syrah. Vinho de personalidade forte, encorpado, com acidez presente, taninos redondos e super maduros.
Com aromas intensos, o vinho remete à: frutas do bosque, especiarias, tabaco e chocolate.

Elaborado 100% com uvas Syrah, o Cauré atinge a maturação completa dos cachos na colheita do inverno, proporcionando um vinho de corpo médio, com taninos macios e maduros, acidez equilibrada, frutado com notas de especiarias. Cauré é a ave símbolo da fortuna e da felicidade doméstica.

O Talha – Mar Blend, um blend de 70% Cabernet Sauvignon e 30% Syrah nasce composto por 2 nomes, 2 uvas, 2 almas, como as do casal fundador da Vinícola São Patrício que, tal qual o pássaro, estão intimamente ligados aos rios e à pesca. Ambas de corpo intenso, Syrah (30%) e Cabernet Sauvignon (70%) se completam neste blend e equilibram-se em um vinho elegante, com passagem por barrica de carvalho francês que lhe confere ainda mais estrutura.

Elaborado com Syrah e Viognier, o Cauré rosé é a cara do Verão, estação que se aproxima. Equilibrado, jovem, refrescante, com boa acidez e persistência, tem um tom rosa pálido com reflexos: alaranjado, límpido e brilhante. Possui aromas que vão de frutas vermelhas a frutas amarelas e frutas de polpa branca.

Além da loja, que fica na vinícola, a São Patrício oferece também dois modelos de experiências de visitas guiadas com degustação e o visitante ainda conhece o projeto e a história da vinícola e visita às salas de barricas e de garrafas. O tour, de quarta a sábado, passa por toda a propriedade em dois horários diferentes: às 10 da manhã, com aproximadamente 1 hora de duração com degustação de 2 rótulos e às 2 da tarde, que dura cerca de 3 horas e oferece 4 rótulos, sendo 2 grandes reservas, acompanhados de tábuas de queijos e embutidos. Além disso, a loja abre para a venda de vinhos, tanto em taças quanto em garrafas e o visitante pode aproveitar o ambiente e ainda apreciar a vista.

Dica:
São Patrício
Rodovia BR-153, km 325 à direita, Zona Rural, Rianápolis/GO
Tel: 62 9973 2799
Horário de funcionamento: De quarta a sexta, das 9h às 17h. Sábado, das 9h às 18h
Site: https://vinicolasaopatricio.com.br
Instagram: @vinicolasaopatricio

Experiência Cauré (mediante reserva antecipada)
Horário: 10h, de quarta a sábado
Duração: aproximadamente 1 hora
Degustação: 2 rótulos
Preço: R$ 140,00/pessoa
Reservas: https://www.wine-locals.com/passeios/experiencia-caure-na-vinicola-sao-patricio

Experiência Udu de Coroa Azul (mediante reserva antecipada)
Horário: 14h, de quarta a sábado
Duração: cerca de 3 horas
Degustação: 4 rótulos, sendo 2 grandes reservas, acompanhados de tábuas de queijos e embutidos
Preço: R$ 240,00/pessoa
Reservas: https://www.wine-locals.com/passeios/experiencia-udo-de-coroa-azul-na-vinicola-sao-patricio

Publicidade