Da Redação
Foto: Divulgação
Uma ótima oportunidade para os estudiosos do vinho é a apresentação e degustação dos vinhos finos da linha Muralha, produzidos pela vinícola Goiana Serra das Galés em Paraúna, a 360km de Brasília, que acontece no dia 11 de abril. Seis vinhos vão ser degustados por especialistas, jornalistas e enófilos. O evento acontecerá no Salão de Festas do Restaurante Dom Francisco, do Asbac, e será restrito a convidados.
Como anfitriões do evento, estarão o Dr. Sebastião Ferro, proprietário da vinícola, Teresa Duarte, diretora comercial, e o tetracampeão Bebeto, “embaixador” da linha Muralha.
“Do cerrado goiano para o mundo” é o lema da Serra das Galés, que também é produtora de suco de uva e vinho de mesa e cuja história teve início em 2004, quando movido pela paixão e pelo empreendedorismo, o médico Sebastião Ferro de Moraes fez uma incursão pela Serra Gaúcha para conhecer com profundidade o processo de fabricação de vinhos. Em junho de 2007 a vinícola foi oficialmente inaugurada.
Atualmente, a propriedade tem mais de 40 hectares de uva plantada e produz mais de 300 toneladas de uva por ano, destinadas à produção do suco de uva e vinhos.
Vinhos Finos
Os vinhos finos da Serra das Galés começaram a ser fabricados apenas em 2016, quando surgiu a linha Muralha – a mesma que será degustada no evento do dia 11 de abril. Ao todo são seis vinhos: os blends Syrah e Touriga Nacional; Syrah e Tempranillo; Red Blend e os varietais Castelão, Touriga Nacional e Syrah. Importante ressaltar que, apesar de recém-lançado, o Muralha Red Blend ((Cabernet Sauvignon, Malbec, Tempranillo e Syrah) ficou entre os três melhores vinhos no concurso às cegas promovido, em Brasília, durante a XVI Vinum Brasilis, em novembro do ano passado.
Todos os vinhos da Serra das Galés estão disponíveis para a compra no site da vinícola. Aqui em Brasília, os produtos podem ser encontrados no restaurante Dom Francisco, na D.O.C. Vinhos (107 Norte), entre outros. O preço para o consumidor final varia entre R$150 e R$300.
Dupla Poda
O amor pela uva e por sua terra natal, Paraúna – GO, fez com que o médico Sebastião Ferro iniciasse o que hoje pode-se chamar de o novo Terroir do Cerrado. “Foi exatamente de um sonho que nasceu a vontade de plantar uva e criar uma indústria de fabricação de vinhos, contrariando muitos prognósticos de que a atividade não daria certo em solo goiano”, explica Dr. Sebastião Ferro. Para ajudar na empreitada, ele conta com o enólogo gaúcho Valdeir Cristófoli, que adota o sistema de dupla poda ou poda invertida para o vinho ganhar qualidade.
Essa técnica tem sido adotada por muitos vinhateiros de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás e consiste em inverter o ciclo da videira para que a colheita aconteça num período mais propício, ou seja, durante a seca do inverno e após período de maturação adequado das uvas.
Dica:
Apresentação da linha de vinhos finos Muralha produzido pela vinícola Serra das Galés
Dia 11 de abril, das 16h às 21h
Local: Salão de Festas do restaurante Dom Francisco (Asbac – SCES Trecho 02)
Instagram: @serradasgales @blogvinhotinto