Da Redação
Foto: Divulgação
Que todo brasiliense ama um apelido carinhoso, todo mundo já sabe. Não à toa chamamos micro-ônibus de Zebrinha, Banca de Jornal de Banquinha, os acessos às superquadras de Tesourinha….e por aí vai. Mas o que pouca gente sabe é que BSB não é um apelido que abrevia de forma íntima a nossa Brasília.
BSB é o código IATA do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. Para facilitar a identificação dos aeroportos de todo o mundo foram criados pela IATA códigos de três letras para serem usados, por exemplo, nas passagens de avião e nos adesivos que identificam as bagagens, simplificando os processos aeroportuários.
A IATA – Associação Internacional de Transportes Aéreos (em Inglês, International Air Transport Association) é uma das entidades responsáveis pela atribuição dos códigos que designam os nomes dos aeroportos e companhias aéreas.
Exemplos de códigos IATA:
No Brasil
CWB – Aeroporto Internacional Afonso Pena (Curitiba, Paraná)
GIG – Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Antônio Carlos Jobim (Rio de Janeiro)
SSA – Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães (Salvador, Bahia)
Em outros países
CDG – Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle (Paris, França)
LIS – Aeroporto da Portela (Lisboa, Portugal)
PEK – Aeroporto Internacional de Pequim (Pequim, China)
Os códigos de identificação dos aeroportos e das companhias aéreas também são criados pela ICAO – Organização da Aviação Civil Internacional (em Inglês, International Civil Aviation Organization), porém, são compostos por quatro letras.