Você sabia que hoje é o Dia Nacional do Biscoito? Para celebrar, uma deliciosa receita

Da Redação
Foto: Divulgação

Wafer, cookie, recheado, doce ou salgado não importa, afinal, quem resiste a um biscoito? Para celebrar existe um dia só para ele, 20 de julho é o Dia Nacional do Biscoito. Com vários formatos, tamanhos e sabores, seja no café da manhã ou entre as refeições, eles estão presentes na rotina da maioria dos brasileiros, contribuindo para a nutrição e equilíbrio das refeições além de proporcionarem praticidade e muito sabor.

Este delicioso alimento também traz uma polêmica. Afinal, o certo é biscoito ou bolacha? Para ajudar a esclarecer essa questão, a Marilan, marca especialista em biscoitos e a segunda maior fabricante da categoria no País, explica a origem dos nomes e conta um pouco do processo de fabricação.

Biscoito vem da junção das palavras em latim “bis” (duas vezes) e “coctus” (cozido). A técnica de assar o alimento duas vezes é o que garante suas características, como por exemplo, crocância e durabilidade. O termo bolacha surgiu de “bolo”, do também latim “bulla”, que tem significado de “objeto esférico”, com sufixo “acha”, que quer dizer diminutivo.

Uma curiosidade é que “biscoito” entrou primeiro na língua portuguesa, talvez por isso ele seja mais popular. No entanto, “bolacha” é muito utilizada no Sul e em São Paulo, mas ainda há regiões que convivem com as duas palavras. Segundo a empresa, as palavras são sinônimas, a preferência se dá por conta de regionalismos e costumes. Sua produção é feita com massa de farinha de cereal, que pode conter ou não açúcar, gordura ou levedura.

Independente do termo, a melhor maneira de comemorar o Dia Nacional do Biscoito é preparando uma receita com o seu tipo de biscoito favorito. Confira esta que além de ser fácil de preparar ainda promete ser deliciosa.

– Torta gelada limão e maracujá

Ingredientes:
2 embalagens de Biscoitos Wafer Limão Marilan, cortados ao meio
Recheio
1 lata de leite condensado e raspas de 1 limão
5 colheres (sopa) de suco de limão
½ xícara (chá) de creme de leite (100ml)
Marshmallow
2 claras
2 colheres (sopa) de açúcar
½ xícara (chá) de creme de leite (100ml) e sementes de 2 maracujás

Modo de preparo:
Forre o fundo e a lateral de uma assadeira redonda e desmontável (21 cm de diâmetro) com os Biscoitos Wafer de Limão, cortados. Em seguida, prepare o recheio de limão.
Numa tigela funda, misture bem o leite condensado, as raspas, o suco de limão e o creme de leite. Despeje o recheio sobre os biscoitos.
Prepare o marshmallow, misture bem em uma panela pequena o açúcar com ½ xícara (chá) de água e deixe ferver em fogo baixo, sem mexer até obter uma calda em ponto de fio fraco.
Bata as claras em neve e despeje a calda aos poucos sem parar de bater até esfriar a mistura. Junte o creme de leite e mexa delicadamente.
Espalhe o marshmallow sobre o recheio de limão, regue com as sementes de maracujá e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva gelada.

Variação: Caso o maracujá esteja muito azedo, leve as sementes ao fogo com 1 colher (sopa) de açúcar por 1 ou 2 minutos. Deixe esfriar e aplique sobre a torta.
Dica: Se desejar, aplique o marshmallow com saco de confeitar.