Receita: Aprenda a fazer o Pão Doce semi folhado em casa

Da Redação
Foto: Divulgação

Quem resiste a um pão quentinho e feito na hora? Além de ser o queridinho dos brasileiros, a receita pode ser preparada com poucos ingredientes, tornando-se fácil até mesmo para quem não possui muito conhecimento na área. Se você tem vontade de se aventurar na cozinha e conhecer novas receitas, o chef e youtuber Léo Oliveira separou uma receita para ter seu pão saindo quentinho do forno com sabor de padaria diretamente da sua casa.

Ingredientes para a massa:
– 700 g de farinha de trigo
– 300 ml de leite
– 100 ml de óleo
– 15 g fermento biológico seco (ou 45 g de fermento biológico fresco)
– 2 ovos
– 100 g de açúcar

Ingredientes para o recheio:
– 200 g de coco ralado
– 200 g de manteiga ou margarina
– 100g de leite condensado

Modo de fazer:
1. Comece colocando em um recipiente toda a farinha e o fermento seco e misture bem. Acrescente os ovos, o açúcar, o óleo e quase todo o leite, coloque aos poucos e comece a misturar. Continue colocando o leite até misturar bem, comece a sovar por 10 minutos até ficar uma massa lisa e homogênea.

2. Depois de bem sovado, retorne a massa dentro da tigela untada levemente com óleo e tampe com um filme plástico. Deixe descansar por aproximadamente 1 hora ou até dobrar de volume.

3. Unte a bancada com um fio de óleo e coloque a massa, faça movimentos em cima para retirar o ar incorporado, e divida a massa em 10 porções iguais. Após dividir, faça um boleamento em cada porção, deixando-a bem redonda, deixe sobre a bancada por apenas 10 minutos e inicie preparando o recheio.

4. Misture todos os ingredientes do recheio.

5. Abra cada porção de massa com um rolo, recheie até a metade e enrole o pão fechando completamente.

Dica da chef: Se preferir na outra metade faça cortes na massa formando tiras, assim feche primeiro a lateral onde tem o recheio e depois puxe cada tira cortada sobre o pão enrolado.

6. Coloque os pães em uma assadeira untada e enfarinhada com um dedo de distância entre eles. Deixe fermentar e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos a 190 graus.

7. Deixe assar por aproximadamente 40 minutos.

Para ficar ainda mais saboroso, a chef Léo Oliveira conta que, para deixar o pão mais brilhante e com a casca macia, passar uma camada de margarina depois de assado é o toque final para que a sua receita fique ainda melhor.

Sobre chef Léo Oliveira

A profissional de 53 anos, natural de São Paulo. Graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, com formação internacional em confeitaria artística e participou do curso de Cozinheiro Chef Internacional do Senac. Com mais de 30 anos de profissão, Léo começou na área da gastronomia ainda em casa, com uma fábrica de salgados. Com o sonho de ser empreendedora, a confeiteira deixou o buffet para se dedicar à confeitaria. Iniciou cursos profissionalizantes até ingressar como professora trainee em Panificação e Confeitaria no Senac, onde permaneceu por cinco anos. Com a sua bagagem de conhecimento e experiência, voltou a dar aulas em casa e em cursinhos até abrir seu canal no YouTube com o intuito de dividir suas receitas e técnicas. Hoje, seu canal conta com mais de 2,8 mi de inscritos. O canal é um sucesso e, por meio dele, a chef Léo pretende abrir sua própria escola de confeitaria online, além do desejo de expandir internacionalmente.

Instagram: @chefleoliveira