17 de abril, Dia Mundial do Malbec

198

Da Redação
Fotos: Divulgação

Originária da França, a uva Malbec se adaptou tão bem ao solo e clima da Argentina que se tornou a casta mais popular e com maior cultivo no país, reconhecido como o quinto maior produtor de vinho do mundo. Em 2011, a Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, instituiu o “Dia Mundial do Malbec”, comemorado em 17 de Abril. Foi neste mesmo dia, no ano 1853, que o engenheiro agrônomo francês Michel Aime Pouget trouxe para Mendoza as primeiras mudas das uvas Malbec.

A Malbec é responsável pela produção de vinhos de boa qualidade, apreciados por consumidores de vários países.Quem prova um vinho produzido a partir desta uva, sabe que ele tem um sabor único. Plantada em solo argentino, a casta possui características diferentes da cultivada em seu país de origem. Na França, em função de suas características de clima e solo, a Malbec costuma por muitas vezes amadurecer com dificuldade, mas na Argentina sua maturação não é problema. Assim, essa variedade quase nunca tem gosto amargo e, conforme seu processamento, exala aromas que vão de frutas vermelhas ao chocolate.

Por muito tempo, foi uma uva para misturas em todo o sudoeste da França, incluindo Bordeaux. Atualmente, continua sendo a uva dominante em Cahors, na mesma região francesa, onde, conhecida também como Côt ou Auxerrois, produz vinhos rústicos, às vezes com aromas e sabores ligeiramente animais.

A casta teve tanta popularidade que chegou a ser uma das cinco mais cultivadas em Bordeaux. Em meados do século XIX, a uva Malbec enfrentou problemas para ser produzida em sua região de origem. Houve o ataque da Filoxera, uma praga que devastou grande parte dos vinhedos da França e de outros países da Europa.

De modo geral, um vinho Malbec varietal apresenta coloração intensa e escura, próximo ao vermelho púrpura. Os aromas lembram frutas vermelhas e ameixas maduras. Com envelhecimento em carvalho, o vinho pode ganhar estrutura e os aromas tornam-se muito mais complexos. Entretanto, é importante ressaltar que as características dessa casta podem variar bastante dependendo do terroir em que é plantada.

Saúde!!!