Às margens do Lago Paranoá, Concha Acústica será palco de música e cinema ao ar livre

Da Redação
Foto: Foto: Secec-DF/Divulgação

Palco consagrado de grandes nomes da música e da arte, a Concha Acústica volta a fazer parte do cenário cultural do Distrito Federal a partir desta quinta-feira (19). O espaço foi reformado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e ressurge com uma programação que envolve cinema, dança, oficinas e apresentações musicais gratuitas.

O evento começa às 18h30, com os grupos de dança Orbital e o Ballet Mylene Leonardo (veja mais abaixo programação completa). A entrada é gratuita, mas limitada a 1,5 mil pessoas, por conta do decreto do GDF para evitar a disseminação do novo coronavírus. Os ingressos podem ser reservados pela internet.

Além do Cinema na Concha, o Complexo Cultural Beira Lago promoverá oficinas no Museu de Arte de Brasília, com carga horária de quatro horas, a partir do dia 14 de agosto. As primeiras serão de História da Arte no Brasil (sábado, 14), Arte e Tecnologia (domingo, 15), História da Arte Moderna (sábado, 21) e História da Arte Medieval (sábado, 28). As inscrições já estão abertas, pelo telefone 3306-1375.

Também ocorrerão, no espaço, feiras colaborativas de quatro diferentes áreas culturais. Entre os dias 20 e 22 de agosto, a feira de artesanato abre as portas do circuito. Já a literatura será contemplada entre os dias 27 e 29 do mesmo mês, seguida pela feira de moda, no final de semana seguinte (entre 3 e 5 de setembro). Para finalizar a programação, a feira de gastronomia começa no dia 10 e é finalizada em 12 de setembro.

Confira a programação da primeira semana:

Na estreia, quinta-feira, 19 de agosto – O Outro Lado do Paraíso.

No dia 20, será contada a história de um dos mais influentes arquitetos da era moderna, Oscar Niemeyer, em A Vida é um Sopro.

No sábado, 21, teremos a história emocionante de Colegas. Também no sábado a apresentação do documentário Cícero Dias – O Compadre de Picasso.

A programação de domingo começa com o Carrossel, para a garotada curtir. Também no domingo, o filme Vidas Vazias e as Horas Mortas, do diretor Pedro Lacerda, que relaciona o mito do cangaceiro com a realidade das classes desfavorecidas.

Inaugurado em 1969, o espaço não recebia programação desde o fim de 2019. A reforma, segundo o secretário Bartolomeu Rodrigues, foi para manutenção da estrutura, no valor de R$ 422 mil, dentro do projeto “Complexo Cultural Beira Lago”, por meio de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Amigos do Futuro.

Na reforma, de acordo com a pasta, a Concha Acústica recebeu pintura completa e regularização das placas de concreto do piso, além da revitalização do alambrado, instalação de refletores, substituição de vidros, limpeza das lajes, roçagem e reparos hidráulicos e na parte elétrica.

Programação

Para embalar os ritos da reabertura, na quinta (19), a programação mistura música clássica, popular, dança e cinema.

Logo após a abertura, às 18h40, o grupo de balé de Santa Maria, Mylene Leonardo, vai apresentar um número inspirado em “vivências nordestinas de raiz”, que contempla desde os indígenas da região, o movimento cangaceiro e a literatura do escritor Ariano Suassuna.

A noite segue com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que sobe ao palco em uma composição de cordas e bateria de 25 instrumentistas. Os músicos farão um concerto com obras que variam do erudito ao popular, com Mozart, Astor Piazzolla, John Williams e Ennio Morricone. O destaque também vai para temas da Jovem Guarda, com a participação do cantor Fábio Viana.

Às 20h, o filme “O Outro Lado do Paraíso”, de André Ristum, o último filmado no Polo de Cinema e Vídeo Grande Othelo, em 2013, fecha a noite. O longa-metragem de R$ 8,8 milhões recriou uma cidade cenográfica de 15 mil metros quadrados para reconstituir a periferia de Brasília em 1964. Baseado na obra homônima de Luiz Fernando Emediato, o filme ganhou sete prêmios na Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB).

Dica:
Cinema na Concha
De 19 de agosto a 5 de setembro
Local: Concha Acústica de Brasília (Setor de Clubes Esportivos Norte)
Ingressos: https://www.oquevemporai.com/
Instagram: @ccbeiralago

Reabertura da Concha Acústica de Brasília
Quando: 19 de agosto
Horário: a partir das 18h30
Ingressos: gratuitos. Devem ser retirados pela internet
Limite de público: 1.500 pessoas
18h30, Grupo de Dança Orbital
18h40, Balé Mylene Leonardo
19h, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
20h – Filme: O Outro Lado da Paraíso