CASACOR Brasília celebra 30 anos no Mané Garrincha

Da Redação
Fotos: Edgar Cesar

Uma edição ainda mais especial em uma edificação icônica da arquitetura da cidade. A mostra comemorativa aos 30 anos da CASACOR Brasília acontece de 3 de setembro a 2 de novembro, na monumental Arena BRB Mané Garrincha, palco de jogos de futebol e eventos culturais e esportivos nacionais e internacionais. E é por entre as duzentas e oitenta e nove colunas de 36 metros de altura que circundam a construção de concreto bruto que estarão os 52 ambientes assinados por 80 profissionais da arquitetura, do design de interiores e paisagismo em 6.500m² de área.

O público poderá conferir nos dois meses de duração da mostra, as principais tendências da arquitetura, design, mobiliário, objetos e paisagismo, além de novidades e lançamentos em materiais para construção.

Todos os anos a CASACOR, por meio de pesquisa de tendências coordenada por seus curadores, define um tema que serve de inspiração para os profissionais participantes, nomes consagrados e novos talentos estreantes na mostra. O deste ano, “Infinito Particular”, em referência às casas biográficas, que vão além dos estilos decorativos, instiga o elenco a refletir sobre a necessidade de projetar espaços que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, bem como a harmonia, o conforto e o equilíbrio. Conceitos que se tornaram ainda mais importantes nos últimos anos devido à pandemia.

Outro desafio dos participantes é unir a estética com sustentabilidade. Esta 30ª edição reforça a busca por uma construção ainda mais sustentável, com regras intensificadas à destinação e menor geração de resíduos. Os espaços, que vão de estúdios residenciais à uma casa completa com 400 m², passando por ambientes comerciais como restaurantes, café e a joalheria Mubri Design & Experience com criações de designers brasileiros e internacionais, se utilizarão de luz natural, 100% de lâmpadas de LED, madeira certificada e equipamentos elétricos e hidráulicos ecoeficientes.

Nessas três décadas, a CASACOR Brasília revelou o talento de arquitetos, designers de interiores e paisagistas, lançou produtos e tendências e, sobretudo, fez o público perceber a importância da arquitetura e do design na construção do morar bem.

A CASACOR mostra também contribuiu para a valorização da arte, do mobiliário e do artesanato brasileiro. Nomes como Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Joaquim Tenreiro, Jean Gillon e Zanini de Zanine ganharam a devida importância nos lares brasilienses. Seus móveis se tornaram objetos de desejo.

Projetos modernos

Nesta edição de 30 anos, projetos que privilegiam as formas orgânicas, a arquitetura biofílica, os elementos naturais, os espaços integrados e a tecnologia. Os ambientes vão de 12m², a exemplo do Clube Coral assinado por Leo Romano, a 400m² empregados no Espaço Finitura de Denise Zuba Arquitetos Associados, uma casa em estrutura metálica que pode ser realocada a outro local.

Outro desafio dos integrantes da mostra foi unir a estética com sustentabilidade. Esta 30ª edição reforça a busca por uma construção ainda mais sustentável com regras intensificadas à destinação e menor geração de resíduos. Os espaços, estúdios, salas, quartos, banheiros, ambientes comerciais (restaurante, café, joalheria, ótica, floricultura, livraria e loja de artesanato) se utilizaram de luz natural, 100% de lâmpadas de LED, madeira certificada e equipamentos elétricos e hidráulicos ecoeficientes.

Confirmando a força de Brasília como inspiração, elementos do quadradinho tem espaço em diversos ambientes na mostra. É o caso do Espaço LLAR, de Dalilla Menegotto, que traz as formas brasilienses para o projeto. Já o Collor Project, do Debaixo do Bloco, apresenta azulejos exclusivos que remetem aos utilizados nos pilotis dos prédios residenciais do Plano Piloto. O céu de Brasília é representado na Ótica, de Caroline Nogueira e Olívia Campos, e ainda poderá ser visto em espaços como Restaurante Bar, de Tatiana Dornbusch Guedes.

Como ocorre em todas edições, há espaços que prestam homenagens a personalidades. O ex-jogador de futebol brasiliense Lúcio tem um espaço para chamar de seu na CASACOR. O Refúgio do Jogador, do Atelier Versiani, conta com peças do acervo do próprio zagueiro num espaço que une quarto e banheiro. Pioneiro do mobiliário com design, Carlos Alberto Oliveira é celebrado na Casa Hill, de Ney Lima e Walléria Teixeira.

Tradição e inovação

O elenco da CASACOR une a tradição dos renomados com a ousadia dos novos rostos. A arquiteta Walléria Teixeira completa em 2022, 25 anos de presença na mostra. Miguel Gustavo e Ney Lima, 18. Já Hélio Albuquerque – que este ano estreia em participação solo – e Silvana Albuquerque, completam 11 anos no evento, assim como Larissa Dias, Angela Castilho e Silvana Albuquerque, também veteranas na CASACOR brasiliense. A edição especial marca também o retorno à mostra dos renomados profissionais George Zardo, Juliana Santana e Denise Zuba.

Nomes que surgiram no ano passado na mostra retornam em 2022 com novos status. É o caso de Maria Araujo e Matheus Silva, ambos pela segunda vez consecutiva na CASACOR após o sucesso na estreia no ano passado. Entre os novos talentos que estarão expondo estão Glaucia de Sousa, Dalilla Menegotto, Jorge Carneiro, Victor Veiga, Marcella Schiavoni, Tatiana Guedes, Lisi Sandri e Yassmin Awwad.

Gastronomia e design andam juntos, assim como a arte. Esta edição histórica conta com marcas gastronômicas renomadas. O restaurante, projeto de Tatiana Guedes será operado pelo renomado Marie Cuisine, enquanto o Café, ambiente assinado por Lisi Sandri, leva a marca Minimalize. Haverá ainda uma bar de drinks com vista privilegiada para o campo da Arena BRB Mané Garrincha.

“Esta edição é muito especial para todos nós, organizadores e participantes, pois ela celebra 30 anos. São três décadas de amor pela arquitetura e o design em uma cidade que é ícone da arquitetura mundial”, afirma Sheila Podestá, uma das organizadoras da CASACOR Brasília ao lado das sócias Eliane Martins e Moema Leão.

“A CASACOR Brasília é uma marca atual e inovadora. Durante todos esses anos que encanta a cidade com seus ambientes apaixonantes, ela não envelheceu. A cada ano está mais surpreendente e diversificada”, traduz Moema, há 21 anos sócia da edição brasiliense da mostra.

Já para Eliane Martins, uma característica marcante da mostra brasiliense é a capacidade que ela tem de se reinventar. “Ela é sinônimo de inovação, qualidade, vanguarda e renovação”, define Eliane Martins.

Dica:
CASACOR Brasília
De 03 de setembro a 02 de novembro
Special Sale: 01 e 02 de novembro
Local: Arena BRB Mané Garrincha. Entrada pelo túnel em frente aos Portões 6 e K
Instagram: @casacor_brasilia