Conjunto Nacional comemora os 50 anos da chegada do homem à Lua

2506

Da Redação
Foto: Divulgação

Nos dias 30 e 31 de março, o  Conjunto Nacional comemora os 50 anos da chegada do homem à Lua. O evento Science Days vai reunir as agências espaciais NASA, Agência Espacial Brasileira (AEB), Agência Espacial Europeia (ESA) e a Fundação Astronauta Ian Ramon, parceira da Agência Espacial Israelense (ISA). Na programação, palestras inéditas, oficinas interativas e exposição de artigos históricos sobre a memória aeroespacial. Inspirado no Dia do Espaço da Flórida, o objetivo é educar e sensibilizar jovens, pais e educadores sobre a importância da ciência e tecnologia.

Os clientes do mall vão poder conferir uma exposição inédita na Capital de itens raríssimos utilizados em expedições da agência espacial americana, além de prêmios, documentos e fotos históricas exibidas para o público brasileiro pela primeira vez. Dentre os artigos expostos estão o manual de voo do ônibus espacial da missão STS-14, painéis do experimento da missão do ônibus espacial STS-63 utilizados para montar o protótipo do robô Charlote na Estação Espacial Internacional (ISS), o eletrocardiograma utilizado na Apollo 11, a placa de circuito da missão AS-208 Skylab, um modelo em escala do foguete Mercury Redstone e Saturn V, o vinil comemorativo “First Man on the Moon”, entre outros artigos.

As palestras do Science Days 2019 são conduzidas por participantes renomados das quatro agências espaciais e de instituições ligadas ao Kennedy Space Center, porto espacial de lançamento da NASA. Estão confirmados Jefferson Michaellis, Diretor de Educação Espacial do Kennedy Space Center International Academy; Vinicius Fantuchi, engenheiro responsável pelos programas educacionais entre Brasil-EUA da Kennedy Space Center International Academy; Dr. Gary Stutte, do Laboratório Espacial do Kennedy Space Center; Jim Christensen, Diretor executivo da Fundação Buzz Aldrin Share Space; e Maya Golan, Diretora de Educação Espacial da Agência Espacial Israelense (ISA).

Para poder vivenciar o sonho de ir para o espaço, os jovens brasilienses vão contar com diversas oficinas e atividades desenvolvidas pela NASA e pela AEB, no Pavilhão NASA. Dentre as atrações disponíveis, os participantes poderão pilotar rovers – veículos de exploração espacial – em ambiente que simula a superfície de um asteroide e montar o seu primeiro robô espacial. A atividade chamada ‘My first Rover” busca ensinar a importância do trabalho em equipe ao montar o modelo Curiosity, utilizado na missão exploratória à Marte.

Outra atividade disponível no espaço é a oficina de dobraduras do Programa Espacial Brasileiro. Nela, os participantes vão passar pelo processo de recortar, colar, montar os foguetes, satélites e sondas desenvolvidas no Brasil enquanto conhecem a história o programa brasileiro de uma forma lúdica.

Nas oficinas, as crianças e adolescentes ainda irão desenvolver projetos de robótica e programação através dos fundamentos do programa espacial STEAM, que envolve Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Para participar das atrações, como palestras e oficinas, é preciso baixar o aplicativo do shopping na App Store ou Play Store e preencher o formulário de inscrição. Todas as atrações são gratuitas e, com exceção da Exposição NASA, possuem número limitado de vagas. Haverá, ainda, uma área para a exposição de projetos locais inovadores, abordando temas como robótica e tecnologia.

Dica:
Science Days em Brasília
Dias 30 e 31 de março. Sábado, das 09 às 22h, e domingo, das 12h às 20h
Local: Shopping Conjunto Nacional – Praça Central, Piso Térreo
Entrada gratuita
Mais informações e inscrições: Aplicativo do Shopping Conjunto Nacional