Elisa Lucinda encena “A Paixão Segundo Adélia Prado”

Da Redação
Foto: Divulgação

O espetáculo traduz a poeta mineira, Adélia Prado, dentro de um roteiro criado para revelar sua noção do pecado e desnudá-la por obra de sua própria palavra. Estará em cena a mulher beata, católica, mas capitaneada pela canícula de seu desejo, de onde brota sua mulher eroticamente inspirada. O espetáculo será apresentado dentro da programação do Festival Mulher em Cena, nesta sexta-feira, dia 29 de outubro.

Considerada a maior poeta viva da literatura moderna brasileira, Adélia Prado, com elegância e sofisticada linguagem, traça um tear misterioso sobre o simples cotidiano e nos devolve o conteúdo dos dias enriquecidos pelo seu olhar. E assim nos traduz.

O espetáculo nasceu com o sonho da atriz Elisa Lucinda e da diretora Geovana Pires em encenarem um roteiro com textos da maior poeta brasileira – e viva: Adélia Prado. Com o total consentimento e torcida de Adélia, o projeto deu início no Rio de Janeiro e marcou a reabertura do tradicional espaço cênico Casa de Cultura Laura Alvim, obtendo um grande sucesso de público e de crítica.

Sob a direção de Geovana Pires, é revelada uma Adélia que muitas vezes não se mostra logo à primeira olhada, mas está essencialmente presente na sua poesia de carne e de sangue. Por conta do sacro véu que parece cobrir a marca de sua obra, não se vê seu particular e escancarado erotismo, seu desejo e muito menos sua disponibilidade amorosa, seu romance, seu olhar por debaixo da própria saia e das da sua geração, regida pela imagem da Virgem e o extremo desejo reprimido.

O espetáculo apresenta a música religiosa e regional de Minas Gerais, tanto pelas citações nos poemas quanto pela musicalidade de sua poética. A direção musical e os arranjos são de Carlos Malta, o músico dos sopros conhecido como “o escultor do vento”. Em cena o músico multi-instrumentista André Ramos, com saxofone, flauta transversa, piano e pífano.

Dica:
Espetáculo “A Paixão Segundo Adélia Prado”
Dia 29 de outubro, às 21h
Transmissão gratuita pelo canal do Instituto Arcana no YouTube
Classificação indicativa: 12 anos
Instagram: @institutoarcana