Equoterapia no Parque da Cidade leva qualidade de vida a crianças e jovens

Da Redação
Foto: Divulgação

O projeto Abrace a Equoterapia faz do Parque da Cidade um lugar verdadeiramente divertido para todos. Lá, crianças, adolescentes e jovens carentes de 3 a 17 anos portadores de deficiência ou com necessidades especiais – transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down, paralisia cerebral, disfunções sensório-motoras e distúrbios de aprendizagem são acolhidos.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Federação Hípica de Brasília e o Governo do Distrito Federal. Hoje, o projeto atende 100 crianças por mês, totalizando mais de 400 aulas. É oferecido um atendimento qualificado, com método terapêutico que utiliza cavalos de forma interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. “Buscamos o desenvolvimento psicossocial dessas pessoas para que tenham melhoria na qualidade de vida”, explica o presidente da Federação Hípica de Brasília, Almir Vieira.

O projeto beneficia famílias que tenham renda de até três salários-mínimos. A equoterapia propicia a participação do corpo inteiro, contribuindo para a adequação do tônus muscular e força, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, aumento da concentração e atenção, melhora da autoestima e da autoconfiança, controle da ansiedade, estimulação da linguagem.

No ambiente arborizado do parque, são disponibilizados rampa de acesso para montaria, banheiros adaptados, espaço para acolhimento do praticante e da família e lanchonete.  Para participar, a família deve fazer a matrícula da criança, adolescente ou jovem pelos telefones: (61) 3322-1167 e (61) 3963-3767.

Dica:
Projeto Abrace a Equoterapia
Mais informações e matrícula: 3322-1167 e 3963-3767