Da Redação
Foto: Divulgação
Nos dias 11 e 12 de abril, no Salão Múltiplas Funções, localizado no Guará, acontece a 3ª edição do evento “Papo de Capoeira”. Com uma programação intensa que inclui workshops, rodas de capoeira e apresentações artísticas, o evento visa destacar as múltiplas facetas dessa expressão cultural e reafirmar a importância da capoeira para a sociedade brasileira e mundial.
Desde a sua primeira edição, em 2021, o “Papo de Capoeira” se consolidou como um espaço de resistência e valorização da cultura afro-brasileira, promovendo o fortalecimento da identidade negra, a inclusão social e o enfrentamento do preconceito. Organizado em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o evento se propõe a democratizar o acesso à cultura, ao lazer e ao esporte, incentivando a participação de grupos minoritários, como mulheres, negros, pessoas com deficiência (PCDs) e a comunidade LGBTQIA+.
O reconhecimento da Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2014, é um marco fundamental para o evento. A capoeira, que nasceu no Brasil no século XVII como um símbolo de resistência no período escravista, continua sendo um dos maiores ícones da cultura nacional. A Roda de Capoeira é um espaço de aprendizado, cooperação e celebração da herança africana, sendo praticada atualmente em mais de 160 países. Esse reconhecimento reforça a capoeira não apenas como uma manifestação cultural, mas como um verdadeiro símbolo de luta e solidariedade.
Com 150 vagas gratuitas para workshops, participação nas rodas e outras atividades, o evento visa não apenas promover intercâmbio entre capoeiristas, mas também fortalecer a capoeira do Distrito Federal a nível nacional e internacional. O evento idealizado por Michelle Santos Lima, conhecida como mestre Michelinha nas rodas de capoeira e pela produtora Karla Aragão aborda todos os aspectos relativos à capoeira como a dança, a arte, a cultura e da luta. “O evento é inclusivo e aberto para todos os públicos, desde crianças até idosos. Contaremos com a participação de palestrantes de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e presença de capoeiristas e amantes dessa arte vindos de todas as partes do Brasil”, afirma Michelle. A iniciativa também contribui para a formação cultural dos participantes e gera emprego e renda para educadores e trabalhadores autônomos ligados à cultura.
Além das atividades programadas, o evento será aberto ao público, permitindo que todos possam vivenciar a riqueza da capoeira e suas contribuições para a sociedade. Com a inclusão como um dos pilares, o “Papo de Capoeira” celebra a diversidade e a força da cultura negra, buscando sempre fortalecer as linguagens da dança, da música e das práticas coletivas corporais. O evento contará com interpretação de libras.
Programação:
Sexta-feira (11/04)
18h00 – Recepção dos participantes.
18h30 – Abertura do evento
19h00 – Workshop – Toques ritmos e musicalidade – Mestre Kall
20h00 – Workshop – capoeira e suas diversidades culturais – Mestra Michelinha
21h00 – Roda de Capoeira
21h30 – Jantar
22h00 – Término das atividades
Sábado (12/04)
08h45 – Recepção dos participantes
09h00 – Workshop– Técnicas e fundamentos da capoeira – Mestre Igor
10h00 – Workshop – Maculelê – Mestre Cacá Zungu e Mestra Boca
11h00 – Workshop sobre Capoeira Benguela – Mestre Paulo Renato
12h00 – Roda de Capoeira
12h30 – Intervalo para almoço
13h50 – Recepção dos participantes
14h00 – Workshop – Mulher na capoeira: defesa e ataque – Mestra Água Viva
15h00 – Batizado e troca de cordas
16h00 – Intervalo
16h30 – Workshop – Ataques e defesas na capoeira – Mestre Ralil
18h00 – Roda de Capoeira
19h30 – Surpresa
19h40 – Jantar de confraternização
22h00 – Finalização do evento
Dica:
III Papo de Capoeira
Dias 11 e 12 de abril
Local: Salão Múltiplas Funções – Guará, DF
Inscrições: 150 vagas gratuitas (inscrições para participação nas atividades, camisetas e alimentação)
Entrada gratuita
Instagram: @papodecapoeiraoficial