Exposição “Vozes da Alma” abre espaço para o universo dos surdos

764

Por Felipe Oliveira
Foto: Núbia Laismann

De 7 de maio a 2 de junho, o Museu Nacional da República recebe a exposição Vozes da Alma, acompanhada de lançamento do catálogo, com obras de seis fotógrafos surdos do Distrito Federal selecionados pelos realizadores do projeto. A mostra tem coordenação geral de Nísia Sacco, curadoria do fotógrafo Olivier Boëls, e equipe de apoio engajada em promover uma experiência inédita aos brasilienses.

Oferecer ao público a oportunidade de compreenderem a vivência e universo de pessoas surdas, a partir de fotografias e depoimentos de vida, é o maior compromisso deste projeto que, em seu desdobramento, promoverá espaço de troca, com visitas orientadas pelos seis fotógrafos, participantes da mostra, e intérpretes em Libras. 60 fotos com legendas mostrarão ao visitante o olhar e entendimento que estes fotógrafos têm do mundo, bem como as experiências de vida que consideraram relevante compartilhar. Celyse Sasse, Elise Milani, Flávia Pompeu, Jacson Vale, Johnnatan Albert e Nubia Laismann são as “Vozes da Alma”.

No processo de construção da mostra, realizaram-se mais de 60 encontros ao longo de um ano e meio com o fotógrafo Olivier Boëls, a produtora e também educadora Nísia Sacco e os intérpretes Thalita Araújo e Lenilson Costa. Os participantes também contaram com encontros com os fotógrafos profissionais João Paulo Barbosa, Isabela Lyrio, Arthur Monteiro e Cristiano Carvalho, e com a mestre em linguística pela UnB, Isabella Gurgel.

Identidades surdas são múltiplas e multifacetadas, assim como os olhares. Barreiras sociais, linguísticas, comportamentais, só podem ser superadas e transformadas com a interação e respeito entre surdos e ouvintes, na convivência com as diferenças. Portanto, “por meio da fotografia, que é pura visualidade e comunicação, podemos compreender e acolher as concepções do mundo pelo olhar de pessoas surdas, ainda que não saibamos comunicar em Libras”, comenta Olivier Boëls.

Dica:
Exposição fotográfica – Vozes da Alma
De 7 de maio a 2 de junho, terça a domingo, das 9h às 18h30
Local: Museu Nacional da República
Ingresso: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre