Gastronomia sensorial, disciplina é exclusividade do UniCEUB

Da Redação
Foto: Divulgação

Uma das disciplinas do curso de gastronomia do UniCEUB que tem encantado os alunos é a de gastronomia sensorial. Lançada no início deste ano, o objetivo da matéria é aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre os diversos tipos de alimentos. As aulas têm proporcionado a mistura de cores, sabores e texturas. A novidade é uma exclusividade do Centro Universitário.

O professor responsável pela matéria, Walter Augusto Velasque, diz que a ideia surgiu após perceberem que muitos alunos desconheciam alguns ingredientes marcantes na cozinha, como por exemplo alguns tipos de pimentas. “Muitos temperos e frutas regionais não são explorados. Apresentamos aos futuros chefs uma grande variedade de iguarias que podem marcar seus preparos durante a carreira”, afirma.

Além de conhecerem ingredientes exóticos, os alunos são levados a trabalharem o conceito de memória afetiva e confort food. “Um dos encontros mais emocionantes do semestre, foi a tarefa de levar uma comida que tenha marcado a vida da pessoa. Ao explicar o porquê daquela lembrança, mostramos que a comida é capaz de despertar uma série de sentimentos”, observa Velasque.

Rafaella Caroline Machado Gonçalves, aluna da turma, revela que a disciplina é a sua favorita, justamente por trazer tantos ingredientes novos. “Tivemos contato com uma série de insumos, eu fiquei particularmente encantada com as frutas que eu não conhecia. Ibiú, granadilla e figo da índia são alguns exemplos”.

“Cozinha não é só sabor, a disciplina de sensorial apresenta as infinitas possibilidades de combinações gastronômicas aos alunos. Eles também fazem exercícios de criatividade, com o uso de flores e outros ingredientes inusitados, exploram todos os sentidos”, acrescenta o professor.

Dica:
Curso de Gastronomomia UniCEUB
Mais informações: https://www.uniceub.br/pdp/graduacao/saude/gastronomia

Publicidade