Já estão à venda os ingressos para o mais importante festival de Dança do Centro-Oeste

Da Redação
Foto: Divulgação

Já estão à venda os ingressos para os espetáculos do Movimento Internacional de Dança – MID. Este ano, a edição do MID acontece de 19 de agosto a 10 de setembro, em diversos teatros e locais ao ar livre do Distrito Federal (DF), com companhias internacionais, nacionais e locais.

A largada dessa maratona de espetáculos acontece no sábado de 19 de agosto, nos jardins do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB Brasília), com o Palco Aberto, atividade que se tornou o símbolo do MID. É nesse palco que as mais diversas formas de dança se encontram, com coreografias curtas de várias vertentes. O encontro não é só de bailarinos, mas também de diferentes públicos, com estilos para todos os gostos e a oportunidade de conhecer novos tipos de coreografias: street dance, dança africana, dança do ventre, entre outros. Ao longo do projeto, o CCBB também recebe os concorridos Aulões de Dança, a empolgante Batalha All-Style e o Ponto de Encontro, com DJs convidados.

Além das atividades gratuitas no jardim, o CCBB também recebe apresentações internacionais, nacionais e do Distrito Federal. Há espetáculos tocantes como Graça, da Cia Giradança, e Schönheit ist Nebensache ou A Beleza é Coisa Menor, de Pol Pi. Também teremos a estreia de “O”, da espanhola Veronique Teinda; da coreografia para a infância Fica Comigo, do Ateliê do Gesto; e das obras locais Mur(r)o, da Foco Cia de Dança, e Sonâmbulo, de Ramon Lima. Os ingressos para os espetáculos que acontecem no CCBB já se encontram à venda no site bb.com.br/cultura e na bilheteria física.

No teatro do CCBB, a Companhia Giradança, do Rio Grande do Norte, apresenta Graça, na sexta, 1º de setembro. Criado por Elisabete Finger, este espetáculo é um encontro feliz entre o grupo e a artista. Em suas criações como coreógrafa ou performer, Finger investiga a materialidade e anatomia dos corpos e das coisas. A Giradança tem suas raízes na investigação da tensão entre corpos com e sem deficiência. Há quase 20 anos, a companhia vem contribuindo para expandir nossa compreensão de corpos não hegemônicos na dança. Finger, com grande delicadeza, discute de que forma as mulheres são retratadas na sociedade e quem são as protagonistas desses modelos, por meio de corpos femininos diversos.

Já os goianos do Ateliê do Gesto, que é fruto do desejo de João Paulo Gross e Daniel Calvet de pesquisarem o corpo a partir do movimento e sua construção dramatúrgica, chegam à Brasília com o infantil Fica Comigo, e se apresentam no teatro do CCBB no domingo 3 de setembro. O espetáculo é o resultado dessa busca por diálogos com outras linguagens artísticas e uma produção para a infância, que investe na construção de um vínculo afetivo com o público. Com a ajuda de três bonecos, um guardador de memórias revive momentos especiais de sua vida. Com muitas brincadeiras, fala de amizade, amor, respeito e saudade.

O MID também acontece no Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), na 508 Sul, que recebe uma programação múltipla, com estreias e espetáculos contemporâneos de grande impacto. De saída, temos a genial Lia Rodrigues com Encantado e Para Aqueles Difíceis de Agradar. O ECRR será palco de espetáculos e performances que falam do nosso tempo e lugar.

Encantado teve sua estreia na Europa, em 2021, na França, onde Lia Rodrigues é artista associada do Teatro Nacional de Chaillot, do Le Centquatre, em Paris, e coreógrafa convidada da Bienal de Lion. Este trabalho abraça os diversos significados da palavra encantado e faz referência tanto aos seres que se apresentam de diferentes formas na natureza, como a ideia de enfeitiçado, fascinado, maravilhado. A partir da questão: “como encantar nossos medos?”, mergulhamos num universo de imagens, paisagens, movimentos que invocam o sagrado, a magia, o deslumbramento. Em uma explosão de cores, a plateia é levada por figuras – às vezes estranhas, às vezes fantásticas –, para outro plano. Encantado é uma celebração de vida pós-covid. Já Para Aqueles Difíceis de Agradar é um espetáculo pensado para as crianças, mas seria limitador para a obra e seus espectadores classificá-la como infantil.

O Movimento Internacional de Dança ganhou a afeição do público não apenas pela qualidade de seus espetáculos, mas também pelo interesse por suas ações formativas para a classe artística e estudantes, se consagrando como o mais importante festival de Dança do Centro-Oeste. “O MID conquistou o público ao abraçar os diferentes segmentos da Dança e possibilitar essa imersão e uma experiência diversa”, revela Sergio Bacelar, diretor-geral do projeto.

O MID é uma realização do Instituto Bem Cultural, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Sesec), copatrocínio da Embaixada da França e do Instituto Francês Paris, e com o apoio do Banco do Brasil, SESC, Espaço Cultural Renato Russo, Centro de Dança do Distrito Federal, Centro Coreográfico Nacional de Tours, Complexo Cultural de Planaltina, e Naoum Plaza.

Os ingressos para os espetáculos que acontecem no CCBB estão à venda pelo site bb.com/cultura ou na bilheteria física. Os ingressos para os espetáculos que acontecem no Espaço Cultural Renato Russo estão à venda online pelo Sympla.

Dica:
Movimento Internacional de Dança – MID 2023
De 19 de agosto a 10 de setembro
Locais: CCBB Brasília e Espaço Cultural Renato Russo
Ingressos: Para espetáculos no CCBB Brasília, os ingressos estão disponíveis no site bb.com.br/cultura e na bilheteria física. Os ingressos para espetáculos que acontecem no Espaço Cultural Renato Russo estão disponíveis na plataforma Sympla.
Instagram: @movimentoid