Quer viajar e não pode? Confira uma lista de filmes para conhecer o mundo sem sair de casa

Da Redação
Foto: Divulgação

Que tal unir o amor pela sétima arte e a paixão por viagens? Pode não ser a mesma coisa, mas para quem está fugindo de aglomerações em aeroportos e aviões, e também não quer gastar agora com passagens e hospedagens, listamos alguns filmes que desbravam vários lugares bacanas pelo mundo. Visite Roma, Veneza, Londres, Paris, Nova York e Berlim sem precisar sair de casa.

1. Diários de Motocicleta (2004)

Gênero: Aventura/Drama. No filme acompanhamos a trajetória de Che Guevara e Alberto Granado, viajando da Argentina até Caracas, percorrendo  12.400 km de moto. Junto com os personagens, podemos visitar os Lagos Andinos, o Deserto do Atacama, Machu Picchu e várias outras paisagens latino-americanas. Um excelente filme que, além de história, mostra muitas belezas da América do Sul.

2. A Praia (2000)

Gênero: Aventura/Drama. Se estiver com vontade de viajar para praia sem sair de casa, nada melhor do que um paraíso como a Tailândia. Richard (Leonardo Di Caprio) desembarca em Bangkok e conhece um casal de franceses e um escocês. Juntos resolvem explorar as praias da Tailândia e se deparam com uma ilha paradisíaca cheia de mistérios.

3. Comer, Rezar e Amar (2010)

Gênero: Romance: Estrelado por Julia Roberts e Javier Barden, o filme conta a história de Liz, uma americana que após desilusões com o casamento e trabalho, decide abandonar tudo e seguir uma jornada de viagens pelo mundo, buscando seu autoconhecimento. Além de Roma, a personagem explora outros lugares como Índia e Bali, na Indonésia. Durante sua estadia em Roma, Liz desfruta de uma jornada gastronômica e passa por vários pontos turísticos romanos como o Castelo Sant’Angelo, a Basílica de São Pedro e a Piazza Novona. No filme, ela também visita a cidade de Nápoles.

4. Sob o Sol da Toscana (2004)

Gênero: Comécia/Romance: Como o título já diz, a história acontece na região da Toscana. Frances Mayes mora em São Francisco e resolve viajar a passeio até a Toscana, após seu divórcio. Durante a viagem, Frances se apaixona pelo local e resolve comprar uma casa antiga e morar na região. O filme mostra as belíssimas paisagens da região e a forma de conviver das famílias italianas.

5. Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)

Gênero: Romance/Comédia: Apesar de não ser tão antigo, esse filme já pode ser considerado um clássico do cinema. O filme permite vivenciar o dia a dia no bairro de Notting Hill, onde foi realmente gravado.

William (Hugh Grant) é dono de uma livraria e inesperadamente recebe a visita da estrela de cinema Anna Scott (Julia Roberts). Os dois iniciam um relacionamento conturbado, em razão da fama de Anna. Depois do filme o bairro passou a ser ainda mais visitado e a porta azul em que acontece uma cena clássica do filme virou ponto turístico para fotos.

6. Meia noite em Paris (2011)

Gênero: Romance. Filme do renomado cineasta Woody Allen, conta a história de Gil, um roteirista de Hollywood que, ao viajar para Paris, redescobre um sonho antigo de ser escritor. Gil fica apaixonado por Paris e passa muito tempo caminhando para explorar a cidade. Alguns pontos turísticos por ele visitados: Ponte Alexandre III, Museu da Orangerie, Berges do Rio Sena, Museu Rodin. A escadaria da Église Saint-Étienne-du-Mont é o local onde Gil aguarda até dar meia noite e sua vida mudar!

7. O Diabo Veste Prada (2006)

Gênero: Comédia. A personagem principal do filme é Andy, interpretada por Anne Hathaway, que acaba de se formar na faculdade e busca por um emprego. Ela começa a trabalhar na mais importante revista de Nova York, mas tem que enfrentar Miranda (Meryl Streep), uma chefe nada agradável.

A maior parte do filme se passa em Manhattan. Podemos acompanhar Andy correndo de uma lado para o outro, entre a Madison e a Quinta Avenida, para cumprir as ordens de sua chefe durona. Os cenários tipicamente nova iorquinos são retratados: ruas super movimentadas, muitos carros, táxis-amarelos, pessoas andando rápido com um “café para viagem” em uma das mãos.

8. Corra, Lola, Corra (1998)

Gênero: Ação. O filme é uma metáfora sobre o tempo, mostra o quanto podemos estar enganados com a ideia de que somos ocupados ou que estamos atrasados e não nos damos conta de que o tempo que consideramos perdido ao fazer algo pode livra-lo de sofrer um acidente na próxima esquina, por exemplo. No filme, a personagem Lola precisa ajudar o namorado a arrumar uma alta quantia em dinheiro, pois ele se meteu em problemas ao perder o dinheiro de um gângster. Nessa aventura, Lola faz o percurso correndo por Berlim, e assim conseguimos apreciar vários cenários da capital Alemã. Entre eles, a ponte Oberbaumbrücke, próxima à East Side Gallery, a praça Bebeplatz e o Museu Histórico Alemão, que também foi cenário do filme.