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O aeroporto internacional de Brasília (DF), Juscelino Kubitschek, foi considerado o 2º melhor do país na categoria de aeroportos que movimentam mais de 15 milhões de passageiros por ano, segundo a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério da Infraestrutura. Numa escala de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”, o terminal recebeu nota 4,43 no resultado do 4º trimestre de 2018, superando Guarulhos (4,35) e Congonhas (4,34) e ficando atrás apenas do aeroporto do Galeão (RJ), que tirou 4,45.
Dos 38 indicadores avaliados pela pesquisa, 29 tiraram notas acima de 4 (76%). Entre os quesitos que receberam maior destaque, estão: cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in (4,78), tempo de fila na emigração (4,75) e cordialidade dos funcionários da emigração (4,70). Também merecem atenção os quesitos sobre disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos e custo-benefício do estacionamento que, apesar de estarem abaixo da média (notas 3,86 e 3,22, respectivamente), cresceram quase 20% em relação aos resultados do 4º trimestre de 2017.
Já os indicadores que receberam notas abaixo do esperado foram: custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes (2,96), dos produtos comerciais (3,16), do estacionamento (3,22) e da qualidade do wi-fi (3,22). O item sobre integridade da bagagem do aeroporto de Brasília, apesar de estar acima da média, foi o que recebeu a nota mais baixa da pesquisa: 4,32.
Além da divulgação dos resultados do 4º trimestre, o ministério realizou a premiação Aeroportos + Brasil 2019, que consolida os resultados das quatro rodadas trimestrais da pesquisa de Satisfação do Passageiro.
Os aeroportos internacionais de Manaus (AM), Viracopos (SP) e Brasília (DF) foram eleitos, pelos entrevistados, os melhores terminais do Brasil. Com base nos resultados consolidados da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, em 2018, os três aeroportos receberam o prêmio de Aeroporto + Brasil 2019, que condecorou o melhor terminal nas três categorias: até 5 milhões passageiros, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões, respectivamente. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada, nesta quarta-feira (13), na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O Prêmio Aeroportos + Brasil é um evento anual e a premiação é feita com base na consolidação das entrevistas realizadas durante todo o ano pela Praxian – Business & Marketing e divulgadas trimestralmente. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 5%. A escolha dos vencedores foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais, com base em mais de 81 mil entrevistas realizadas ao longo de 2018.
Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a premiação tem reconhecido a importância e a qualidade dos serviços oferecidos pelos aeroportos brasileiros. “Queremos estimular os operadores aeroportuários a prestar o melhor serviço, além de oferecer transparência na situação dos terminais do país”, avaliou o ministro.
Nesta edição, o Ministério da Infraestrutura premiou os aeroportos, as companhias aéreas e órgãos públicos, totalizando sete categorias. De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, a mudança foi para dar o devido reconhecimento ao trabalho feito pelos agentes públicos dentro dos aeroportos.
Dados: Assessoria de Comunicação do Ministério da Infraestrutura