Jazz nas noites de quartas do Sallva

Foto: Divulgação

Para os amantes de jazz e gastronomia, o Sallva Bar & Ristorante, no Pontão do Lago Sul, recebe todas as quartas, às 20h, o saxofonista Fabio Meneghesso e o pianista uruguaio José Cabrera. O duo de músicos integra a Noite de Jazz do restaurante. No repertório, clássicos do gênero musical e da Bossa Nova como Duke Ellington, George Gershwin, Cole Porter, Tom Jobim, João Donato, Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, entre outros. Couvert, R$ 13.

Músico instrumentista, saxofonista (tenor, alto e soprano), é proveniente de uma família de músicos. Seu avô foispala da Orquestra Sinfônica de São Paulo e seu pai, pianista popular, atuou em diversos cenários durante o surgimento da Bossa Nova no Brasil. Iniciou seus estudos em São Paulo, tendo como principais professores Ivan Meyer e Vidor Santiago (Piriquito). Trabalhou e viveu no Rio de Janeiro entre 1992 e 2002 onde participou de diversas bandas, e shows com Fabio Allman (Fabão do Monobloco), Luciana Pestano e Cássia Eller, e atuando com DJs como Ana Kazz. Em 2002, viaja para a Espanha com a intenção de ampliar seus estudos. A partir de então desenvolve sua vertente jazzística. Na companhia do pianista Carlos Veiga, com diversas formações musicais, participa de festivais de jazz como o Douro Jazz em Portugal e Festival de Jazz de Punta Umbria, Espanha. Residindo em Portugal passa a fazer parte do cenário musical do país no período de 2004 até 2011, quando decide retornar ao Brasil. Ainda na Europa, parte com Carlos Veiga para duas turnês internacionais a bordo do Navio Transatlântico Grand Mistral da empresa Ibero Cruceros. Durante estas duas turnês de cinco meses cada uma, desenvolve um disco intitulado Bossa a Bordo, lançado em Lisboa em 2010. Quando retorna ao Brasil definitivamente com sua família, recebe com alegria no ano de 2012 a notícia do lançamento de um disco inédito de Cássia Eller, resultado de um show intimista de voz e violão, onde Fabio tem participação especial no tema You’ve Changed meses antes da morte da amiga. O disco disponível para apreciação atualmente chama-se Lado Avesso e vem também com uma versão em DVD.

Nascido em Minas de Corrales, pequena cidade do departamento de Rivera, no Uruguai, o pianista começou seus estudos de música aos sete anos no Conservatório de Música de sua cidade natal. No final da década de ’70, deu sequência aos estudos no Conservatório de Música da cidade de Pelotas, no RS. Mais tarde em Porto Alegre, onde morou entre os anos de 1981 e 1990, estudou música na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e na Escola de Música da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), onde manteve intensa atividade artística integrando o Terceiro Mundo, grupo de música instrumental que na década de ’80 foi destaque na Região Sul. Ainda em Porto Alegre trabalhou com grandes nomes da música gaúcha, como Elton Saldanha, Maria Luiza Benitez, Fátima Gimenes e Victor Hugo, destacando-se como arranjador e instrumentista nos vários festivais naquele estado. É dele, junto com o compositor argentino Martin Coplas, o arranjo para coral do Oratório de Natal “E o Verbo se fez Índio”, de autoria de D. Pedro Casaldáliga. A música do oratório é do compositor Martin Coplas. Radicado em Brasília desde 1990, vem ocupando espaço como pianista, arranjador e produtor musical. Em setembro de 1990 conquistou o troféu de melhor arranjo no Festival de Música da Assel (Associação dos Funcionários da Eletronorte), e em fevereiro de 1998, novamente o troféu de melhor arranjo no VI FENEC – Festival Nacional de Música da CEF. Como compositor e arranjador, Cabrera mostra grande intimidade com a música brasileira, adquirida ao longo destes anos em que reside no Brasil, sendo requisitado frequentemente como arranjador e produtor musical de Cds e produções de shows. E em 2002 lançou seu Primeiro Cd “BRAZILIANO”, com a participação de músicos brasilienses, entre eles André Vasconcelos, Paulo André Tavares, Leander Motta, Alberto Sales, Hamilton de Holanda, Sidnei Maia e Moisés Alves. Em 2009 foi homenageado como “Músico do ano”, pelo projeto “Bibliomúsica”, organizado pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília. Seu trabalho mais recente, o Cd “Vínculos”, foi gravado em 2014, com canções compostas com seus parceiros mais assíduos, como Douglas de Oliveira, Nestor Kirjner, Robson Barenho e Guilherme Coimbra. Para este trabalho chamou a cantora e atriz Laura Lobo, o violonista Paulo André Tavares, Oswaldo Amorim no contrabaixo, Amaro Vaz na bateria, e ainda Sidnei Maia(flauta), Moisés Alves (trumpete) e Marcos Farias (acordeón) e conta ainda com a participação especial de Higo Melo e Thiago Jamelão, ambos integrantes do grupo Ataque Beliz, que se uniram em parceria a José Cabrera e Douglas de Oliveira na composição Vínculos que dá nome ao trabalho.

​Dica:
​Noite de Jazz – com o saxofonista Fabio Meneghesso e o pianista uruguaio José Cabrera
​Toda quarta-feira, às 20h
Local: ​Sallva Bar & Ristorante (Pontão do Lago Sul)
​Mais informações e reservas: 3522-4352

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here